TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA CONTROLE DE

Por:   •  12/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITEROÍ

DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA

CONTROLE DE QUALIDADE E AUTOMAÇÃO

PRIMEIROS SOCORROS

EVOLUÇÃO DA GENETÍCA

NITEROÍ

2015.1

SANDRO GUIMARÃES

EVOLUÇÃO DA GENETÍCA

LEIS DA HEREDITARIEDADE E PARALELO COM GENETÍCA ATUALa

Trabalho realizado para aquisição de aprovação na disciplina, com objetivo de obtenção de nota e complementação de carga horaria.

NITEROÍ

2015.1

INTRODUÇÃO

        A genética é o ramo da biologia que estuda e entende a respeito da natureza química do material genético de um individuo, ou seja, conseguimos decifrar o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes e sua transferência entre suas gerações.

        Além disso a genética nos auxilia no diagnostico de alterações cromossômicas ainda na fase embrionária.

        Portanto nem sempre foi assim, a genética e seus conhecimentos vem evoluindo a longo de décadas até chegarmos ao ponto que estamos hoje, porém ainda há muita coisa a ser melhorada e descoberta. O principal colaborador deste ramo foi o monge Gregor Mendel que realizou experimentos com ervilhas e propôs leis mesmo antes de se conhecer a molécula de DNA.

MENDEL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA GENETÍCA

        Gregor Mendel nasceu em 1822, em Heinzendorf, na Áustria. Era filho de pequenos fazendeiros e, apesar de bom aluno, teve de superar dificuldades financeiras para conseguir estudar. Em 1843, ingressou como noviço no mosteiro de agostiniano da cidade de Brünnna atual República Tcheca.

        Após ter sido ordenado monge, em 1847, Mendel ingressou na Universidade de Viena, onde estudou matemática e ciências por dois anos. Ele queria ser professor de ciências naturais, mas foi mal sucedido nos exames.

        Em 8 de março de 1865, Mendel apresentou um trabalho à Sociedade de História Natural de Brünn, no qual enunciava as suas leis de hereditariedade, deduzidas das experiências com as ervilhas. Publicado em 1866, com data de 1865, esse trabalho permaneu praticamente desconhecido do mundo científico até o início do século XX.

OS EXPERIMENTOS DE MENDEL

        Para seus experimentos Mendel resolveu utilizar ervilhas, essa opção não foi feita de maneira aleatória sabia-se que ervilhas possuíam ciclo reprodutivo rápido, ou seja, gerariam plantas de forma rápida e produção de sementes variáveis. Outra vantagens desta planta e que uma mesma flor apresenta órgão sexual feminino e masculino( estame e pistilo) favorecendo a autofecundação., alem disso permite uma maior variabilidade genética

[pic 1]

        

Figura 1- nota-se um quadro onde estão presentes as diferenças de fenótipos causadas por autofecundação

 

        A partir dessas diferentes gerações, Mendel foi capaz de separar diversas linhagens

puras de ervilha para serem utilizadas em seu experimento.

1º LEI DE MENDEL

        A primeira lei de Mendel ou lei da segregação que diz que “ cada característica e determinada  por dois fatores que se separação na formação dos gametas, isso é para cada gameta, masculino ou feminino encaminhamos apenas um fator.

        Hoje em dia sabe-se que este fator a que Mendel se referiu são genes, porem muito precisou ser estudado antes da descoberta disto .Por exemplo em 1902, enquanto estudava a formação dos gametas em gafanhotos, Walter S. Sutton notou surpreendente semelhança entre o comportamento dos cromossomos homólogos, que se separavam durante a meiose, e os fatores imaginados por Mendel. Sutton lançou a hipótese de que os pares de fatores hereditários estavam localizados em pares de cromossomos homólogos, de tal maneira que a separação dos homólogos levava à segregação dos fatores.

Exemplo da primeira lei de Mendel em animal.

         A característica que escolhemos foi a cor da pelagem de cobaias, que pode ser preta ou branca. De acordo com uma convenção largamente aceita, representaremos por B o alelo dominante, que condiciona a cor preta, e por b o alelo recessivo, que condiciona a cor branca.

        Uma técnica simples de combinar os gametas produzidos pelos indivíduos de F1 para obter a constituição genética dos indivíduos de F2 é a montagem do quadrado de Punnet.

B

Gametas  paternos

b

Gametas maternos

  B                         b

BB

Preto

Bb

Preto

Bb

Preto

bb

Branco

 

  Figura 2 – quadro ilustrativo de cruzamento muito utilizado para genética

É importante para genética sabermos a diferença entre genótipo e fenótipo, a constituição genética de um individuo e chamado genótipo e não pode ser alterado, são informações passadas hereditariamente enquanto fenótipo são as características externas de um individuo, portanto podem ser modificadas.

Para verificar essa variação genética Mendel realizou cruzamento utilizando plantas puras usando a parte masculina de uma planta com sementes amarelas e a feminina com as sementes verdes.

        Em uma geração   todas as ervilhas apresentavam as sementes amarelas, sendo chamadas por Mendel de híbridos. Após esse cruzamento, Mendel realizou a autofecundação de uma dessas sementes híbridas e o resultado encontrado da segunda geração foi 75% de sementes amarelas e 25% de sementes verdes. Com isso, Mendel concluiu que o fator para amarelo seria o dominante e o fator para verde recessivo.       

2 º LEI DE MENDEL OU DIIBRIDISMO

        A segunda lei de Mendel é a segregação com alelos diferentes, ou seja, dois alelos que unidos irão gerar características diferentes dos seus progenitores, Na geração   todas as ervilhas apresentavam as sementes amarelas, sendo chamadas por Mendel de híbridos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (306.6 Kb)   docx (90.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com