TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE CONTROLE INTERNO NO DEPARTAMENTO DE CONTAS A RECEBER: UM ESTUDO EM DE UMA EMPRESA DO RAMO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Por:   •  7/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.837 Palavras (16 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ALFREDO NASSER

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

BRUNA ALVES DA SILVA

NUBIA NATALIA S. IMBELONI NUNES

O PROCESSO DE CONTROLE INTERNO NO DEPARTAMENTO DE CONTAS A RECEBER: UM ESTUDO EM DE UMA EMPRESA DO RAMO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

APARECIDA DE GOIÂNIA

2019/2

BRUNA ALVES DA SILVA

NUBIA NATALIA S. IMBELONI NUNES

O PROCESSO DE CONTROLE INTERNO NO DEPARTAMENTO DE CONTAS A RECEBER: UM ESTUDO EM DE UMA EMPRESA DO RAMO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Projeto de Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) sob orientação da Profª Msª Juliane Aparecida Ribeiro Diniz para obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis.

APARECIDA DE GOIÂNIA

2019/2

  1. Apresentação do tema e do objeto

O tema abordado nessa pesquisa é o processo de controle interno nas empresas.

O controle interno tem como objetivo proteger o patrimônio da empresa, por isso precisa ter uma clareza frente às atividades proporcionadas pelos seus gestores e por todos os responsáveis pelos departamentos, pois são interligados; onde um depende do outro direto ou indiretamente. Para Almeida (1996) o controle interno é definido como o “conjunto de procedimentos, métodos e rotinas com os objetivos de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa”.

O tema abordado nessa pesquisa é o processo de controle interno no departamento de contas a receber. Normas e procedimentos precisam ser projetados e implantados e, posteriormente, precisam ser respondidos e respeitados dentro do que a organização definir como regra interna. Sendo planilhas, registros e autorizações. Todos os departamentos são de extrema relevância, mas, os departamentos financeiros e administrativos têm maior função significativa, pois são eles que repassam dados e informações de suma importância ao departamento contábil a fim de balanços e fechamentos em gerais. Não resta duvida que os melhores investimentos que uma organização faz são no capital humano e na tecnologia, afinal contar apenas com um deles pode aumentar as chances de erros e fraudes e a junção de ambos tem pontuações positivas internamente. (ALMEIDA, 1996)

É notório, e cada vez mais requerido além de estrema funcionalidade, que as organizações tenham um sistema eficiente de controle interno sobre o contas a receber, para que não ocorra erros e fraudes. Qualquer erro que houver neste setor específico, pode ter um prejuízo para a empresa, pois se tem alguma divergência desde a venda ate o recebimento, possivelmente abalará o ativo da empresa. Por isso, a importância do controle interno para as instituições.

Para tanto, essa pesquisa tem como objeto o departamento de contas a receber, de uma empresa de materiais de construção localizada à Praça Francisco Alves de Oliveira nº 105, Parque Amazônia, Goiânia – GO, com fins de identificar como é realizado o processo de controle interno deste setor para reduzir as possibilidades de fraudes, erros e auxiliar no aperfeiçoamento desse processo.

Controle interno é a gestão do departamento financeiro de contas a receber é um procedimento da auditoria interna que segundo Crepaldi (2013, p.65) constitui o conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade.

Um dos grandes desafios dos tempos atuais é o gerenciamento do controle interno financeiro de uma organização, principalmente ela sendo centralizada e familiar. Para Mambrini (200, p.30) quanto maior a interação entre os sistemas familiar e empresarial, maiores são os conflitos. “E esses conflitos geram para a maioria dessas empresas, problema em suas gestões”. Cada vez mais os quesitos eficiência/eficácia versus gestores se chocam. A qualificação de um lado e a não confiabilidade do outro tende a deixar uma lacuna no exercício e na execução de uma tarefa. É também cada vez menor (apesar de tratar-se de um trabalho em equipe) na realidade do trabalho organizacional a troca de informações fundamentais para potencializar a dinâmica que envolve, por exemplo, informações complementares de custos, retiradas, recebimentos, dentre tantas outras e sem exceção. Um bom controle interno identifica facilmente casos de erros e fraudes, mas também mostra soluções para correções.

2. Objetivo Geral

          Esse trabalho tem por objetivo apontar os principais tipos de controle interno na empresa Dantas Comercio de Materiais para Construção LTDA.

2.1 Objetivos Específicos

Para alcançar o objetivo geral, foram elaborados os seguintes objetivos específicos:

  • Fazer um levantamento bibliográfico sobre conceitos, práticas e modelos de controles internos na empresa Dantas Comercio de Materiais para Construção LTDA;
  • Descrever o funcionamento e analisar os resultados do sistema de controle interno nas atividades de contas a receber da empresa, em estudo de caso;
  • Comprar o que se analisou na empresa estudada com o que se analisou na fundamentação teórica; e
  • Demonstrar o reflexo na auditoria interna, relativo ao efeito do controle interno, nas atividades de contas a receber da empresa, do estudo.

3. Problemática

Quais os procedimentos de controle interno são utilizados pela empresa Dantas Comércio de Materiais para Construção, em seu departamento de contas a receber?

4. Justificativa

        Essa pesquisa justifica se em âmbito organizacional e acadêmico. Acerca da empresa Dantas Comércio de Materiais para Construção LTDA, esse estudo contribuirá indicando melhorias nos processos internos de contas a receber. Em relação ao acadêmico, essa pesquisa é relevante para mostrar aos alunos do curso de Ciência Contábeis a necessidade de processos de contas a receber eficientes e assertivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com