TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIGESTÃO E INTOLERÂNCIA ALIMENTAR

Dissertações: DIGESTÃO E INTOLERÂNCIA ALIMENTAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  4.840 Palavras (20 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – ICS

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

DIGESTÃO E INTOLERÂNCIA ALIMENTAR

São José dos Campos

2013

RESUMO

A sensibilidade do sistema digestivo pode apresentar duas faces: como uma reação alérgica ou intolerância a certas substâncias. As intolerâncias mais conhecidas do sistema digestivo são: intolerância ao glúten (uma substância prejudicial ao intestino e responsável pela doença celíaca) e intolerância a lactose (a inabilidade do organismo de produzir a enzima lactase). O sistema digestivo pode sofrer de diferentes tipos de doenças também. Gastrite e úlceras são exemplos de doenças que podem ocorrer no sistema digestivo devido a diferentes fatores como: uso prolongado de anti-inflamatórios, bebidas alcoólicas, refluxo da bile e o cigarro. Os sintomas podem aparecer como queimação, azia, dor na “boca do estômago”, náuseas e eructações.

Palavras-chave: sistema digestivo, reação alérgica, intolerância ao glúten, intolerância a lactose

ABSTRACT

The sensibility of the digestive system may be seen in two ways: as an allergic reaction or an intolerance to certain types of substances. The most known intolerances of the digestive system are: intolerance to gluten (a harmful substance to the intestine and responsable for the celiac disease) and intolerance to lactose (the inability of the body to produce the enzyme lactase). Also, the digestive system may suffer from different types of diseases as well. Gastritis and ulcers, are examples of diseases that may occur in the digestive system from different factors, such as: prolonged use of anti-inflammatories, alcohol abuse, bile reflux and cigarettes. The symptoms may appear as a heartburn, pain in the stomach, nausea and eructions.

Keywords: digestive system, allergic reaction, intolerance to gluten, intolerance to lactose

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 O PAPEL DO GLÚTEN NA PRODUÇÃO DOS ALIMENTOS 5

3 SINTOMAS DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR 7

4 INTOLERÂNCIA À LACTOSE 8

4.1 Intolerância á lactose congênita 8

4.2 Métodos diagnósticos 8

4.3 Sintomas 10

5 GASTRITE 14

5.1 Diagnóstico 15

5.2 Tratamento 16

6 ÚLCERA PÉPTICA 17

6.1 Diagnóstico 17

6.2 Tratamento 18

7 DOENÇA CELÍACA 19

7.1 Manifestação e diagnóstico 19

8 CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS 22

1 INTRODUÇÃO

As doenças gastrointestinais, digestão alimentar e intolerância alimentar estão presentes no grupo de doenças que acometem a população em um contexto geral, principalmente pelo habito alimentar das pessoas.

Logo esta revisão bibliográfica visa demonstrar a relação entre nutrição e as doenças gastrointestinais, digestão alimentar e intolerância alimentar.

No entanto essas doenças citadas monstra uma relação comumente com o sistema gastrointestinais l e inúmeros sintomas também não relacionados ao sistema estão presentes pela ingesta de alimentos que provocam uma intolerância alimentar. A lactose e um dos males que acometem um grande número de pessoas desde bebes, crianças e adultos. O que traz um maleficio a saúde pela falta de ingesta deste alimento que é o leite e seus derivados.

Assim sendo torna se importante uma avalição correta da prevalência e associação destes diagnósticos na população para que se obtenha uma melhor qualidade de vida.

2 O PAPEL DO GLÚTEN NA PRODUÇÃO DOS ALIMENTOS

O glúten é uma substância elástica, aderente, insolúvel em água, responsável pela estrutura das massas alimentícias. É constituído por frações de gliadina e de glutenina, que, na farinha de trigo, totalizam 85% da fração proteica. Forma-se pela hidratação dessas proteínas, que se ligam entre si e a outros componentes macromoleculares por meio de diferentes tipos de ligações químicas. O trigo é o único cereal que apresenta gliadina e glutenina em quantidade adequada para formar o glúten. No entanto, essas proteínas podem ainda estar presentes em outros cereais, como cevada, centeio e aveia, nas formas, respectivamente, de hordeína, secalina e avenina.

A gliadina e a glutenina são a base da utilização da farinha de trigo na preparação industrial ou doméstica de produtos de panificação e de massas. Isso se deve à funcionalidade dessas proteínas, que determinam características importantes na aceitação dos alimentos, afetando significa-tivamente sua qualidade sensorial. Tais propriedades resultam da habilidade que apresentam com respeito ao desenvolvimento de características sensoriais, cinestésicas, de hidratação, de atividade superficial, estrutural, dentre outras.

Esses cereais, consequentemente, podem ser adicionados durante o processamento ou o preparo de alimentos na indústria, em domicílio ou nos serviços de alimentação. É comum a adição de trigo na produção de cafés instantâneos, achocolatados em pó, sorvetes, chicletes, sopas e papas enlatadas/desidratadas, embutidos cárneos, maioneses, molhos de tomate, mostardas, iogurtes, alimentos infantis. A presença de gliadina pode ainda ocorrer pela contaminação da farinha de trigo no ambiente, pelos utensílios, pelos manipuladores de alimentos que elaboram produtos com ou sem farinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com