TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE DA FAUNA DO BIOMA PANTANAL

Por:   •  6/3/2016  •  Monografia  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

Maria de Fatima Vieira de Souza

 

[pic 3]

DIVERSIDADE DA FAUNA DO BIOMA PANTANAL

ARARAS/SP

Mês/Ano


[pic 4][pic 5]

Maria de Fatima Vieira de Souza

DIVERSIDADE DA FAUNA DO BIOMA PANTANAL

Relatório Acadêmico apresentado à Faculdade de Ciências Biológicas, do Centro de Universitário Hermínio Ometto, UNIARARAS, referente a viagem de campo ao Pantanal

ORIENTADOR(A): Prof(a) Daiane Cristina Carreira

 

ARARAS/SP

Mês/ano


SUMÁRIO

RESUMO

INTRODUÇÃO        00

REVISÃO DA LITERATURA        00

OBJETIVOS        00

ROTEIRO DETALHADO        00

CONSIDERAÇÕES FINAIS        00

REFERÊNCIAS.........................................................................................................00

ANEXO............................................................................................................00

RESUMO

Elemento obrigatório. O resumo deve ser apresentado por meio de seqüências de frases concisas, claras e objetivas. Não deve exceder 1 600 toques ou 20 linhas. Aconselha-se um limite máximo de 500 palavras para teses e 300 para dissertações e monografias. Deve ser redigida na terceira pessoa do singular e na voz ativa, em um único parágrafo, corpo 10, fonte Arial. Devem ser evitados símbolos, siglas, fórmulas e contrações, frases negativas e citações bibliográficas, exceto quando imprescindível. O resumo deve conter os principais tópicos segundo os tipos de pesquisa desenvolvidos no trabalho. Um bom resumo, que envolva parte prática, deve conter as idéias básicas do texto, de acordo com o seguinte número de linhas: introdução, 5 a 7 linhas; objetivos, 2 a 3; justificativa 3 a 4, material e métodos, 5 a 7; resultados esperados, 5 a 6.

Palavras-chaves: no máximo 5 palavras.

INTRODUÇÃO

O Pantanal é considerado um Bioma (bioma são grandes ecossistemas terrestres com uma fisionomia vegetal característica, determinada principalmente pela influência de fatores ma-croclimaticos. Possuem padrão homogêneo de estrutura e função, em escala continental ou regional (Lopes S., Rosso S.-n Biologia- pag. 568))

Dentre a fauna bem diversificada do Pantanal, podemos encontrar: lobos- guarás, lobo- vermelho, cachorros- do- mato, onças pintadas, jaguar- canguçu, ariranhas, lontras, tamanduás, tatus, preguiças, ouriços, cervos, veados, capivaras, morcegos, muitas espécies de macacos, muitos jacarés, sucuris, jaracuçu, sapos, iguanas. Dentre as aves podemos citar: urubus, gaviões, araras, papagaios, tucanos, curiós, pica paus, canários, pintassilgos, japus, gralhas, garças, sabiás, pavôs, tangarás, beija-flores, corujas, tuiuiús, jaburus, emas, perdizes, mas esses são apenas alguns, dos muitos que por lá habitam. Insetos: cigarras, abelhas, aranhas, besouros, moscas hematófagas, formigas, borboleta. Entre os peixes: os mais comuns são: dourados, piaparas, pacus, pintados, Piracanjuba, piranhas, surubins, jaús.

Com tamanha diversidade faz-se mais que necessário a presença de biólogos no Pantanal, pois ainda há a pesca ilegal, o desmatamento, caçadores, embalsamadores, fazendo com que cada um dos animais como os itados acima, corram risco até mesmo de extinção.

A introdução é curta e deve abordar de forma bastante pontual (não escrever em tópicos):

1. Importância da biodiversidade do pantanal

2. Principais ameaças ao bioma

3. O papel do biólogo na conservação pantaneira


REVISÃO DE LITERATURA

Diz respeito aos resumos dos trabalhos pesquisados e utilizados como base na elaboração do relatório e têm relação com o tema escolhido. Quando citados, devem conter informações que lhes permitam ser localizados e consultados por outras pessoas. A revisão fornece ainda embasamento teórico e prático sobre o tema em discussão.

É aconselhável que a revisão seja feita por capítulo, por tópico e depois por ordem cronológica da publicação dos trabalhos, dos mais antigos para os mais recentes.

        SUGESTÕES DE CAPITULOS

1. Localização geográfica do pantanal e regime de chuvas

2. Flora pantaneira

3. Fauna pantaneira

4. Conservação do Pantanal (pode descrever trabalhos visando a conservação do bioma)

OBJETIVOS (Para que: a quem se destina o trabalho)

Descreva em tópicos os principais objetivos da viagem de campo, justifique-os

ROTEIRO DETALHADO

DIVERSIDADE DA FAUNA DO BIOMA PANTANAL

 

 

 

ROTEIRO DETALHADO

 

 

 

 

Insira aqui todas as atividades desenvolvidas (em ordem cronológica) durante a viagem de campo, justificando a importância de cada uma delas, exemplo: Trilha, focagem de animais, cavalgada, Jipe Safari, etc.

 

A viagem foi realizada no dia 24/07/2016, onde nos encontramos em Araras as 5 da manhã, e partimos para o aeroporto de Viracopos- Campinas- SP, saímos por volta das 9:30 com destino ao aeroporto de Campo Grande- MS, ao chegar pegamos um   ônibus, algumas paradas foram necessárias, uma delas foi (oca dos índios), e em um restaurante em Miranda, em seguida tivemos que deixar a viagem de ônibus e partir em um carro conhecido como pau de arara, viajamos praticamente o dia todo, chegamos   no hotel Arara Azul , por volta das 8 da noite, onde  nos dividimos  (para nos acomodarmos nos quartos ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (311.3 Kb)   docx (97.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com