TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DNA

Tese: DNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Tese  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O DNA é um composto biológico muito importante. Tão importante que, até hoje, muitos cientistas permanecem encantados com o fato dele conter toda a informação necessária para controlar as funções que estão acontecendo no corpo de todo e qualquer ser-vivo. O DNA está presente nas células de todos os seres vivos, incluindo plantas, fungos e bactérias.

Com exceção das bactérias, onde o DNA fica solto dentro da célula, em muitos outros seres vivos ele fica acomodado dentro de um compartimento existente, chamado de núcleo. O DNA forma os genes que, por sua vez, vão formar os cromossomos. É através dos genes, que o DNA vai determinar as características que serão passadas dos pais para os filhos como, por exemplo: a cor dos olhos nos seres humanos ou a textura de uma folha nas plantas.

Material

1- tubos de ensaio

2- peneira,

3- bastão de vidro

4- 1 palito de madeira

5- Álcool etílico gelado

6- detergente,

7- bequer

o DNA começar a precipitar, ocorrendo a separação de pectina (fase superior) e do DNA (fase intermediária). O DNA está um pouquinho acima do extrato de morango. O material que sobre logo após a adição do álcool é a pectina

Tópicos para discussão Sobre as estruturas celulares a sua composição As membranas celular e nuclear são compostas principalmente por lipídeos. As proteínas, ácidos nucleicos (DNA e RNA), envolvidos por uma membrana. As paredes celulares das células vegetais são compostas essencialmente por polissacarídeos.

Pouco mais de 50 anos se passaram desde a descoberta da estrutura do DNA, e hoje assistimos a um espantoso avanço nesta área de pesquisa. As discussões sobre o DNA estão em toda parte: clonagem, Projeto Genoma, alimentos

transgênicos, testes de paternidades; Produção de hormônios, sendo que a mais expressiva é para a produção da insulina. Também para teste de paternidade, produção de vacinas

Conclusão

Podemos observar que o objetivo do experimento em questão era a extração do DNA. O DNA é umamacro-molécula orgânica que contém as informações genéticas e está presente emtodos os seres vivos, com exceção apenas de alguns RNA-vírus. É formado por umabase nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato, entendemos que os alimentos que comemos são partes de seres vivos e, portanto, têm células com DNA. Então quando comemos um simples morango, estamos ingerindo além de água, sais minerais e vitaminas também proteínas, carboidratos e DNA.

Referência

PERUZZO, Francisco Miragaia & CANTO, Eduardo Leite Do. Química: na abordagem do cotidiano. Vl. único.2ed.- São Paulo:Moderna, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com