TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇA CELÍACA

Trabalho Universitário: DOENÇA CELÍACA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP

DOENÇA CELÍACA

MANAUS-AM

2013

Naílde de Paula Uchôa

NúbiaAltina de Carvalho Oliveira

Onielli Limongi das Chagas

Raisa Maria Campos Mendes

Ramon Lisboa Marques

DOENÇA CELÍCA

MANAUS-AM

2013

INTRODUÇÃO

A Doença Celíaca (DC) é uma doença autoimune desencadeada pela ingestão de cereais que contêm glúten por indivíduos geneticamente predispostos. Além do consumo do glúten e da suscetibilidade genética, é também necessária a presença de fatores imunológicos e ambientais para que a doença se expresse. Mundialmente é considerada problema de saúde pública devido à sua prevalência, à frequente associação com morbidade variável e não específica e à probabilidade de aparecimento de complicações graves, principalmente osteoporose e doenças malignas do trato gastroentérico.

O tratamento da doença celíaca é fundamentalmente dietético. Consiste na exclusão do glúten, termo utilizado para descrever frações protéicas encontradas no trigo, centeio, cevada, aveia e em seus derivados. Para garantir uma dieta isenta de glúten, o celíaco deve sempre conhecer os ingredientes que compõem as preparações alimentares e fazer leitura minuciosa dos ingredientes listados nos rótulos de produtos industrializados.

O portador da doença celíaca muitas vezes tem dificuldade em equilibrar a alimentação diante das limitações impostas pela intolerância. O cuidado nutricional tem a função não somente de garantir os nutrientes necessários por meio de alternativas alimentares como também de oferecer ao portador da doença opções e receitas sem glúten.

Este trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas e a partir do relato de uma paciente com diagnóstico de DC.

RELATÓRIO

No dia 19 de Outubro de 2013 foi realizada uma entrevista acadêmica a uma paciente portadora da Doença Celíaca (DC), Dona Rosa Farias de 31 anos, residente em Manaus, no bairro São José Operário, sob a orientação da professora Silvana Nunes.

Chegamos à residência de Dona Rosa às 20h00min para definirmos o local da entrevista. Esta começou, no entanto, às 20h30min com a acadêmica Núbia Oliveira entrevistando a paciente.

A entrevista foi conduzida com base em seis perguntas. A primeira pergunta se remeteu ao tempo em que a paciente, Rosa Farias, descobriu ser portadora da DC. A que ela respondeu: “– Há sete anos”.

Em sequência, a próxima pergunta se referiu ao modo como foi realizado o diagnóstico clínico. Rosa Farias: “– Através de um exame chamado de colonoscopia.”

A terceira pergunta salientou sobre os sintomas que a paciente apresentava antes do diagnóstico. Rosa Farias: “- Os sintomas que eu apresentei foram dores abdominais, sangramento, muitas dores nas pernas, gases e desmaio”.

Em seguida, perguntou-se qual foi o especialista responsável pela a instrução da dieta da paciente. Rosa Farias: “– Como eu não tinha nutricionista, o meu próprio médico proctologista me indicou a evitar alimentos que tivessem glúten, como pão, farinha, enlatado, comidas remosas e produtos industrializados que contenham glúten em sua composição. E ele disse que eu poderia comer milho, arroz, canjica, farinha e macarrão de arroz, leguminosa e todos os tipos de frutas e sucos naturais.

A quinta pergunta buscou abordar se em algum momento a paciente havia consumido alimento que continha glúten, após o diagnóstico. Rosa Farias: “- sim, eu consumi e de imediato eu tive dores abdominais, ânsia de vômitos e mau humor. Mas aprendi a lição e decidi eliminar o glúten totalmente da minha alimentação, no inicio foi muito difícil, mas depois me adaptei, e hoje em dia os alimentos que contem o glúten não me faz falta”.

Enfim, a última pergunta abordou sobre como a paciente se sentia psicologicamente em relação à patologia. Rosa Farias: “– Fui atingida psicologicamente, e aí tive que procurar um especialista, eu também tive o apoio familiar, mas foi difícil por um bom tempo, até que cheguei a me adaptar com o tratamento e a nova alimentação, cabe falar que a oferta de alimentos sensorialmente apropriados é restrita, o que torna a minha dieta monótona, e que os produtos disponíveis no mercado são normalmente de alto custo, fora isso, eu estou tendo uma vida normal como qualquer outra pessoa, a gente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com