TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cels Watch

Resenha: Cels Watch. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Resenha  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Céls Sentinelas: é um grupo de cels espalhadas por todo o corpo; iniciam o processo de defesa pois serão agredidas e assim liberam mediadores químicos que atuam nos vasos sanguíneos perto da região lesada e fazem vasodilatação. Se elas não existissem não haveria reconhecimento do agente agressor.

Tera processo inflamatório ate mesmo em uma região simples, ex: picada de mosquito. Dependendo da agressão é que dependera a resposta de defesa ser maior ou menor.

São essas as cels sentinelas:

• Mastocitos: liberam histamina.

• Fagocitos.

• Terminações Nervosas: liberam Subst P e Neuromedina K.

• Endotelio Vascular: libera EDRF( fator relaxante derivado do endotélio).

• Tecido agredido: libera bradicinina.

OS: Todas essas substancias convergem em vasodilatação que consequentemente ocorre o extravasamento de plasma na região lesada para melhor o processo de agressão.

RESPOSTAS SISTEMICAS A AGRESSOES LOCALIZADAS:

• 1º Grupo: Subst. VASOATIVAS.

Primeiro há um agente agressor em qualquer tecido gerando a lesão, esse tecido lesionado possui cels que liberam mediadores químicos vasodilatadores que atuam nos vasos sanguíneos. O plasma gera edema.

• 2º Grupo: Subst. LITÍCAS.

Os fagócitos ou leucócitos ( cels de defesa), estão dentro dos vasos, eles saem dos vasos porque houve a vasodilatação, assim saindo tambem o plasma porque esta próximo da lateral dos vasos; No local da vasodilatação o sangue fica mais viscoso por causa da saída do plasma as cels de defesa (leucócitos)consequentemente migram do centro dos vasos e vão para periferia (lesão)  as cels de defesa (leucócitos) ao sair do vaso dilatado e ir para o local da lesão, elas aumentam a lesão para que assim consiga chegar ate o tecido lesionado, assim liberam o 2º grupo de subst. Químicas as líticas que abrem esse caminho, classificandas em enzimas líticas que vão lesionando tecidos bons para chegar a lesão, Ex: colagenase digere o colágeno  mais próximo, tem a fibra, liberam a elastase que digere essa fibra  mais próximo, tem fosfolipideos, liberam a fosfolipase que os digere  mais próximo, tem proteína grande, liberam a protease que as digere,  mais próximo, tem as proteínas pequenas, liberam gelatinase que as digere,  mais próximo, tem os músculos ou terminações nervosas ou ossos, liberam os radicais livres e cloramina, que digere qualquer coisa, assim chegando ao tecido lesionado.

Essas cels quando saem não voltam mais pois sofrem apoptose(destruição), e as outras que não sofrem nada voltam e reconstroem os tecidos lesionadas.

Nessa passagem de chegar na lesão existem filetes nervosos, assim as cels de defesa liberam radicais livres e cloramina que os destroem causando dor. O anti inflamatório diminui a saída da vasodilatação, diminuindo a saída de cels de defesa e consequentemente diminuindo a destruição desses filetes nervosos acabando com a dor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com