TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA E SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL

Por:   •  14/11/2018  •  Artigo  •  2.940 Palavras (12 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 12

DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA E SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL

Romero Paulo da Silva Júnior

Prof. Marli Emília Sousa Almeida

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso Ciências Biológicas (BID-0350) – Prática do Módulo I

16/06/2016

RESUMO

O presente artigo – Doenças transmitidas pela água e saneamento básico no Brasil – tem como objetivo analisar a relação existente entre as doenças transmitidas pela água e o saneamento básico no Brasil, sejam eles transmitidos por: vírus, bactérias ou parasitas, relacionando-os a má qualidade da água para consumo e a carência de tratamento da água. A opção teórica foi centrada na discussão sobre as doenças transmitidas pela água, saneamento básico e qualidade de vida da população. A pesquisa teve como metodologia uma revisão bibliográfica, que possibilitou a fundamentação teórica em relação as doenças transmitidas pela água no Brasil, saneamento básico e sua relação com a qualidade de vida da sociedade. Os resultados deste artigo explicitam a necessidade de um equilíbrio entre saneamento básico, tratamento de esgoto com a pretensão de diminuir os problemas relacionados as doenças transmitidas pela água e a qualidade de vida da população brasileira.

Palavras-chave: Água. Saneamento. Doenças.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por objetivo analisar as causas e consequências que levam ao desenvolvimento de doenças transmitidas pela água no Brasil, sejam elas proliferadas por: vírus, bactérias ou parasitas, relacionando-as a má qualidade da água para consumo e a falta de saneamento básico.

O abastecimento de água é uma questão essencial para as populações e fundamental a ser resolvida pelos riscos que sua ausência ou seu fornecimento inadequado podem causar à saúde pública. A universalização deste serviço é a grande meta para os países em desenvolvimento. (IBGE, 2000, p. 30)

É importante enfatizar o papel da quantidade da água na prevenção de doenças, em algumas realidades considerado ainda mais importante que o da boa qualidade. Estudos em Bangladesh e na Nigéria, por exemplo, mostraram que a ocorrência de diarreia e a presença de parasitas intestinais estão mais correlacionadas com as mãos sujas. (HELLER, 2010, p. 50)

Segundo Heller (2010), o predomínio das doenças emitidas pela água é causado por micro-organismos existentes em reservatórios de água doce, comumente após contaminação dos mesmos por dejetos humanos ou de animais. A propagação do agente infeccioso através da água pode se dá pelo contato com a pele durante sua utilização no banho, pelo consumo ou pela absorção de micro-organismo presentes na água.

A maneira mais frequente de contágio é através do consumo, seja diretamente ingerindo a água infectada ou por consumir alimentos lavados com água contaminada.

Nas regiões onde não há o tratamento adequado de água e rede de esgoto, ou seja, a existência de um saneamento básico adequado, as doenças infecciosas podem surgir devido a contaminação da água de rios, lagos, córregos e, em algumas situações, podem atingir o mar por excrementos humanos e de animais. A forma mais frequente de contaminação das águas é através do derramamento de resíduos e esgoto não tratado.

A partir desta perspectiva, as principais problemáticas destacadas neste artigo são: quais as causas que levam ao desenvolvimento das doenças transmitidas pela água no Brasil; e como se encontra a situação do saneamento básico brasileiro e sua relação com as doenças transmitidas pela água.

Com a pretensão de alcançar os objetivos delimitados, buscou-se como metodologia, revisão bibliográfica que segundo Severino (2007),

é aquela que se realiza a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricas já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados. Os textos tornam-se fontes dos temas a serem pesquisados. O pesquisador trabalha a partir das contribuições dos autores dos estudos analíticos constantes dos textos. (SEVERINO, 2007, p.122)

A revisão bibliográfica fundamentou-se no estudo sobre as principais doenças causadas pela água no Brasil; dados estatísticos sobre o saneamento básico e sua distribuição nas regiões brasileiras, relacionando com as enfermidades ligadas a água e seu tratamento. Para a coleta de dados, buscou-se informações em publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Agência Nacional das Águas (ANA) e Ministério da Saúde.

Para além de informações relacionadas as doenças transmitidas pela água, suas causas e consequências o presente artigo busca uma reflexão sobre saneamento básico, seu tratamento da água no Brasil e sua importância para a qualidade de vida da sociedade.

2 DESENVOLVIMENTO

No Brasil, a partir da década de 1950, iniciou o processo de investimento governamental em saneamento básico, como uma política de melhoramento das condições sociais, diminuição do índice de mortalidade e consequente doenças transmitidas pela água, ocasionadas pela falta de tratamento de esgoto.

Durante as décadas de 1970 e 1980 intensificou o processo de abastecimento de água, consolidando segundo Leoneti (2011),

o Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANASA), que deu ênfase ao incremento dos índices de atendimento por sistemas de abastecimento de água, mas que em contrapartida, não contribuiu para diminuir o déficit de coleta e tratamento de esgoto. (LEONETI, 2011, p. 333)

No decorrer do tempo aspectos ligados ao saneamento básico e esgotamento sanitário, ganharam cada vez mais espaço nos planos governamentais, havendo um maior investimento de recursos, com o objetivo de possibilitar melhorias na qualidade da água, diminuir problemas relacionados a doenças transmitidas pelos recursos hídricos e benefícios em relação a saúde pública. Porém, mesmo com investimentos voltados ao tratamento do esgoto, dados do IBGE (2008), presentes na tabela 02, comprovam que os índices estão aquém do necessário.

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com