TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Pública e Saneamento Básico no Brasil

Por:   •  16/10/2018  •  Artigo  •  2.919 Palavras (12 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIONAL CATALÃO

UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ENGENHARIA

Andreza Angel de Souza Couto

João Pedro da Silva Alvim

Juliana Santiago Assunção

Marcos Vinícius Rodrigues Freitas

SAÚDE PÚBLICA E SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL

As consequências na saúde causadas pela falta de saneamento básico

Catalão-GO

2018

[pic 4][pic 5][pic 6]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIONAL CATALÃO

UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ENGENHARIA

Andreza Angel de Souza Couto

João Pedro da Silva Alvim

Juliana Santiago Assunção

Marcos Vinícius Rodrigues Freitas

SAÚDE PÚBLICA E SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL

As consequências na saúde causadas pela falta de saneamento básico

Artigo apresentado a Coordenação de Engenharia- nível Graduação- da Universidade Federal de Goiás Regional Catalão, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Leitura e Produção de textos técnicos acadêmicos, sob responsabilidade da professora Daiane.

Catalão-GO

2018

RESUMO

PALAVRAS-CHAVES

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................5

  1. SÁUDE PÚBLICA.......................................................................................................6
  1. SANEAMENTO BÁSICO..........................................................................................7
  1. Saneamento Básico em relação ao abastecimento de água.........................................9
  2. Saneamento Básico em relação à coleta de esgoto.....................................................10
  1. SAÚDE PÚBLICA E SANEAMENTO BÁSICO....................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................................12

REFERÊNCIAS .....................................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste artigo é apresentar e questionar a situação da saúde pública e como a falta do saneamento básico influencia nessa questão. Embora saneamento evolva várias problemáticas iremos tratar apenas sobre a distribuição de água potável e coleta e tratamento de esgoto. Nossa motivação para pesquisar sobre esse assunto foi a leitura de uma matéria do G1, em que eram apresentados dados de que, em 2015, apenas 50,3% dos brasileiros tinham acesso a rede de esgoto e apenas 83,3% possuíam abastecimento de água.

O método de pesquisa utilizado foi baseado em pesquisas bibliográficas que abrangem livros e artigos relacionados à área. Também foram analisados dados da Organização Mundial de Saúde e ainda do Instituto Trata Brasil.

As maiorias dos problemas sanitários que afetam a população mundial estão intrinsecamente relacionados com o meio ambiente. Um exemplo disso é a diarréia que, com mais de quatro bilhões de casos por ano, é uma das doenças que mais aflige a humanidade, já que causa 30% das mortes de crianças com menos de um ano de idade. Entre as causas dessa doença destacam-se as condições inadequadas de saneamento (GUIMARÃES, CARVALHO e SILVA, 2007).

O saneamento básico também levanta questionamentos como as divisões da sociedade, na qual a parte da sociedade com condições financeira inferiores tende a não ter um saneamento básico inadequado como outros fatores socioeconômicos. Ter uma rede adequada de saneamento é algo essencial para qualquer ser humano.

Várias partes do mundo sofrem com uma rede de saneamento ineficaz. O Brasil não é diferente, com algumas partes de seu território praticamente vivendo no século XIX. Leis amparam a população quanto ao saneamento, como o artigo 225º da Constituição Brasileira: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (BRASIL, 1988), contudo nem todos os lugares do país têm uma fiscalização e uma aplicação dos recursos destinados a isso de maneira adequada.

Vários fatores interferem para uma aplicação eficaz do saneamento básico em nosso país. Temos alguns recursos que não são aproveitados de maneira adequada além de governantes tornarem cada vez mais difícil a sua instalação, considerando os desvios de verbas e falta de interesse em auxiliar a população. As dificuldades para uma rede de saneamento básico que condiz com as leis devem ser superados para garantir aos brasileiros uma condição de vida melhor.

Neste contexto, este trabalho consiste em analisar as características relações entre os serviços de saneamento e as condições de vida da população, vertendo-se como ponto de partida para assuntos mais aprofundados sobre o tema discorrido, para garantir a melhoria na qualidade de vida e saúde da população.

  1. SAÚDE PÚBLICA

        A saúde pública é regulamentada através da ação do Estado, dessa forma, são os governantes que comandam a respeito da situação da saúde. A saúde pública refere-se à ciência em que as principais funções são o exercício e a manutenção da saúde da população e ainda o controle das doenças e a tentativa de erradicá-las.

        Entre as finalidades mais significativas da saúde pública podemos citar: avaliação e seguimento da situação de saúde em uma comunidade, investigação e controle de riscos que afetam de maneira negativa na saúde, desenvolvimento de campanhas de prevenção de doenças possíveis a fim de incentivar os cidadãos para que tomem cuidado com a própria saúde e de seu próximo, desenvolvimento de políticas, além de criar recursos e capacitação que consigam uma solução justa para a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (289.2 Kb)   docx (196.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com