TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficiencia

Resenha: Deficiencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Resenha  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Além disso, Diehl (2006) coloca que cabe ao professor de Educação Física a tarefa de criar estratégias para a inclusão dos alunos com Deficiência Visual, oportunizando a integração com o meio ambiente e a sociedade através das vivências corporais de movimento.

Entretanto, observou-se que 42,43% dos alunos com Deficiência matriculados não participam das aulas de Educação Física. Dentre os motivos que levam a não participação dos alunos Alves e Duarte (2005) citam, no caso de alunos com Deficiência Visual, as barreiras relacionadas ao professor, no que diz respeito à falta de preparação, medo, superproteção e expectativas limitadas em relação às possibilidades do aluno; as barreiras relacionadas ao aluno englobando superproteção dos pais, falta de oportunidades em função da escassez de recursos ou de adaptações necessárias; as barreiras administrativas que envolvem gasto de tempo com outras atividades, falta de equipamentos adequados e dispensa médica, proibindo o aluno cego ou com baixa visão de freqüentar as aulas.

Muitas destas barreiras relacionadas aos alunos cegos ou com baixa visão, também podem ser estendidas a outros alunos com outras deficiências. A superproteção dos pais é uma delas, já que muitos consideram os filhos incapazes de realizar algumas tarefas ou até frágeis diante dos colegas sem Deficiência.

No caso dos alunos com Deficiência Física tem-se as barreiras arquitetônicas que dificultam ou impedem o deslocamento dos mesmos até os locais de prática. Para os alunos com Deficiência Auditiva, a comunicação pode dificultar sua participação, Costa (1995) recomenda que o professor domine os sinais básicos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de evitar a utilização de gestos em excesso durante as explicações, podendo confundir o aluno que faz a leitura labial.

Chamou a atenção durante a coleta de dados, a falta de entendimento por parte das escolas acerca da diferença entre Deficiência e as diferentes NEE’s. No estudo não houve um questionamento acerca dessa diferença mas, ao perguntarmos sobre os alunos com Deficiência, muitas escolas passaram informações sobre alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, não sendo considerados na análise dos dados.

A Educação Física mostra-se como um meio facilitador da inclusão, pois possibilita as trocas de experiências corporais, culturais e de comunicação através de conteúdos flexíveis e de fácil adaptação às necessidades individuais dos alunos, sejam eles com ou sem Deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com