TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De Meiose

Trabalho Universitário: Definição De Meiose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Instituto de Educação

Educação Física – Licenciatura

Biologia – Profª Patrícia Ramos

Assunto: “Processo de Meiose”

Pedro Pereira ; 59657 .

Para compreender com excelência o processo de meiose, é relevante resumir o que caracteriza uma mitose, ou seja, um processo de divisão (reprodução) das células eucarióticas, dividido em 4 (quatro) etapas, as quais denominam-se prófase, metáfase, anáfase e telófase, onde seus cromossomos, antes agrupados em pares, agora subdividem-se cada integrante de um par para uma das novas células originadas nesse processo. Processo esse que se mostra vital para a regeneração e crescimento dos tecidos em organismos multicelulares, ou então caracteriza-se reprodução assexuada nos chamados seres unicelulares.

Tendo em mente o que foi resumidamente mencionado no parágrafo acima, a meiose consiste numa duplicação do processo de mitose, ou seja, essa subdivisão celular (mitose) ocorre duas vezes, também denominadas de meiose I meiose II, onde as duas células originadas a partir da meiose I subdividem-se novamente, gerando assim 4 (quatro) células resultantes ao invés de 2 (duas). Esta inicia-se quando o organismo encontra-se na fase de reprodução.

Bem como na mitose, na meiose os cromossomos alinham-se no centro da célula e seguem para lados opostos. O que, nesse processo, diferencia a meiose da mitose é a troca de genes entre as células, onde as duas células resultantes de uma diplóide são haplóides, e não uma cópia perfeita como na mitose, pois o período de interfase é muito curto para que as células tenham tempo de duplicar seus cromossomos novamente, e realizar uma divisão mitótica. É importante ressaltar que o processo de meiose tem como única finalidade a produção de células sexuais (espermatozóide e óvulo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com