TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dengue: tipos, tratamento e prevenção

Por:   •  8/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

Dengue

Transmissão

A transmissão da dengue é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti que, ao picar alguém contaminado adquire o vírus e pode carrega-lo por toda a sua vida, sendo um vetor da maior contaminação da doença.

Dengue clássica

A dengue clássica é a mais leve dos 2 tipos de dengue e , ás vezes, é confundida com a gripe. Pode apresentar sintomas como febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica

A dengue hemorrágica geralmente ocorre na segunda ou terceira vez que a pessoa é contaminada. Se difere da clássica, pois a pessoa infectada sofre de alterações na coagulação sanguínea que, se não for tratada rapidamente pode levar á morte. Os sintomas são praticamente iguais ao da dengue clássica só se diferenciam no quarto ou até quinto dia quando começam a acontecer hemorragias internas, também pode ocorrer queda de pressão arterial e desmaios.

Tratamento

Não existe tratamento específico, apenas existem tratamentos para os sintomas, ou seja, o tratamento é sintomático, seja ele febre, dores , inflamações entre outros.

Prevenção

Reforçar a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti como, repelentes, telas nas janelas. Também é necessário impedir a reprodução do mosquito eliminando os focos. Sendo de extrema importância este tópico.

Prevenção contra o Aedes aegypti

Existem várias formas de eliminar os focos do mosquito, algumas delas abaixo:

1- Colocar o lixo em sacos plásticos e tampar a lixeira bem para evitar o acúmulo de água. Não jogar lixo em terrenos baldios.

2- Embalar bem as garrafas que não for usar, as garrafas que forem utilizar deveram ser guardadas de boca para baixo ou em algum local coberto.

3- Ficar bem atento a recipientes que possam acumular água ( potes, garrafas, pneus, latões, vasos, copos, latas, embalagens vazias), sempre que puder cobri-las para evitar o acumulo.

4- Se você tiver plantas, ao regá-las perceba que no prato em que o vaso fica encima ocorre o acúmulo de água que transforma em um potencial foco do mosquito, então coloque areia ou terra no prato para evitar que a água fique exposta.

5- Verifique se a sua caixa d’água está devidamente tampada, se não estiver ela é um foco de dengue, então tampe ela direito.

6- Em geral, todos os acúmulos de água devem ser eliminados para que não se transformem em um foco do mosquito Aedes aegypti.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com