TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dengue Causas, Tratamentos

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 8

DEFINIÇÃO

A dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes, com a expansão da expansão geográfica para novos países e, na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorrem anualmente e que cerca de 2,5 bilhões de pessoas vivem em países onde a dengue é endêmica. Na região das Américas, a doença se espalhou com surtos cíclicos ocorrendo a cada 3/5 anos. No Brasil, a transmissão tem ocorrido continuamente desde 1986, intercalada com a ocorrência de epidemias, geralmente associada à introdução de novos serótipos em áreas anteriormente indesejáveis ​​ou alteração do serótipo predominante. O maior foco no Brasil ocorreu em 2013, com aproximadamente 2 milhões de casos relatados. Atualmente, os quatro sorotipos da doença circulam no país.

ETIOLOGIA

O vírus da dengue é composto de uma única cadeia de ácido ribonucleico (RNA) que é coberta por uma camada de proteína icosaédrica (cápside). Apesar de ser um vírus de RNA, pouco mudou nos últimos anos. O vírus da dengue é um arbovírus do gênero Flavivirus e pertence à família Flaviviridae. Existem quatro serotipos, Den-1, Den-2, Den-3, Den-4. No Brasil, os quatro tipos já foram registrados. Den-3 é o tipo mais virulento, seguido por Den-2, Den-4 e Den-1. O tipo 1 é o mais explosivo dos quatro, ou seja, causa grandes epidemias no curto prazo e atinge milhares de pessoas rapidamente. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

TRANSMISSÃO

A transmissão é feita pela mordida dos mosquitos Aedes aegypti, no ciclo do ser humano - Ae. aegypti - ser humano. Houve casos de transmissão vertical (gravidez - bebê) e transfusão de sangue. Quando o vírus da dengue circula no sangue de uma pessoa na viremia (geralmente um dia antes do início da febre até o sexto dia da doença) é ingerido pela fêmea do mosquito durante a refeição, o vírus infecta o mosquito e Após um período de oito a doze dias de incubação, podem ser transmitidos para outras pessoas durante futuras revisões. O mosquito permanece infectado ao longo da vida (6 a 8 semanas). O período de incubação no homem varia de 4 a 10 dias, sendo em média de 5 a 6 dias. Após esse período, aparecem os sintomas da doença.

PERÍODO DE INCUBAÇÃO

Uma vez que a pessoa é picada, geralmente leva de três a 15 dias para manifestar a doença, sendo mais comum entre cinco e seis dias.

QUADRO CLÍNICO

A identificação precoce dos casos de dengue é de importância crucial para o controle de epidemias. O vírus da dengue causa um espectro variado de doenças que variam de formas inaparentes ou subclínicas a padrões de sangramento que podem levar ao choque e à morte.

A apresentação clínica da dengue pode ser dividida em três grupos principais:

1) Dengue clássico

a) em adultos

A primeira manifestação é a febre, geralmente alta (39 ° a 40 °), início abrupto, associada a dor de cabeça, prostração, dores musculares, articulações, atrás dos olhos e exantema (vermelhidão no corpo), o que pode ser acompanhada de prurido.

 Em um período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas costumam voltar, mas uma imagem de astenia pode persistir por algumas semanas.

b) nas crianças

Geralmente, começa com febre alta acompanhada de sintomas inespecíficos: apatia, sonolência, rejeição de alimentos, vômitos e diarréia. A erupção cutânea pode estar presente ou não.

Em crianças com menos de 2 anos de idade, a dor pode manifestar-se por choro intermitente, irritabilidade, apatia e rejeição de fluidos, o que pode agravar a desidratação.

Nota: É exatamente no final do período febril que as manifestações hemorrágicas eventualmente surgem: nasal, gengival, sangramento vaginal, ruptura dos vasos superficiais da pele (petequias e hematomas), além de outros. Em casos raros, sangramento pesado pode ocorrer no trato digestivo e no trato urinário. Em crianças, formas graves também se manifestam após o terceiro dia, quando a febre começa a diminuir. Em crianças com menos de 5 anos, o início da doença pode ser frustrado, passar despercebido e a imagem séria é instalada como a primeira manifestação reconhecível.

2) Febre hemorrágica da dengue (DHF)

As manifestações iniciais são as mesmas da maneira clássica, até a remissão da febre ocorrer entre o terceiro e o sétimo dia, quando as manifestações hemorrágicas aparecem (espontâneas ou provocadas), o hemograma mostra que as plaquetas caem para menos de 100 mil / milímetro cúbico) e a pressão arterial pode cair.

3) Dengue com complicações

Se não estiver nas duas formas anteriores, dado o potencial de risco evidenciado por uma das seguintes complicações: alterações neurológicas, sintomas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva, derrame pleural, hemoglobina com glóbulos brancos abaixo de 1.000 e / ou plaquetas abaixo de 50.000. As manifestações neurológicas incluem: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisia e sinais de meningite. Geralmente, eles surgem no final do período febril ou em convalescença. Os seguintes sinais de alerta indicam a possibilidade de casos graves:

• Dores abdominais fortes e contínuas;

• Vômito persistente;

• Tonturas em pé (hipotensão postural); Diferença entre pressões máximas e mínimas inferiores a 2 cm Hg (por exemplo, 9 por 7,5 ou 10 por 8,5);

• Fígado e baço dolorosos; Vômito hemorrágico ou presença de sangue nas fezes; * Extremidades de mãos e pés frios e azulados;

• Pulso rápido e fino;

  Agitação e / ou letargia;

• Diminuição do volume urinário;

• diminuição repentina da temperatura corporal;

• Distúrbio respiratório;

DIAGNÓSTICO

 Se você suspeitar de dengue, vá diretamente para o hospital ou clínica de saúde. Os clínicos farão suspeita clínica com base na informação que fornecem, mas o diagnóstico é feito com o exame de sangue para sorologia para dengue ou dengue. Ele examinará a presença de vírus em seu sangue e levará de três a quatro dias para se preparar. Em termos de serviço, outros serão testados para ver se existem sinais de gravidade ou se eles podem manter o repouso em casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com