TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Cultural

Monografias: Desenvolvimento Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 5

O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE CULTURA /

IDÉIAS SOBRE A ORIGEM DA CULTURA

Os estágios existentes no processo evolutivo é resultado da diversidade. Então uma das tarefas da antropologia é estabelecer uma escala de civilização. Na quais diferentes sociedades humanas seriam classificadas hierarquicamente.

Diverge Stocking (1968) que critica Tylor “por deixar de lado toda a questão do relativismo cultural e tornar impossível o moderno conceito de cultura”.

Frans Boas atribui à antropologia duas tarefas:

a) A reconstrução da historia dos povos ou regiões particulares;

b) A comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis.

Alfredo Kroeber antropólogo americano, mostrou como a cultura age sobre o homem e que graças a ela distanciou-se do mundo animal anulando seus instintos geneticamente determinados. Apesar dos instintos serem quase todos perdidos, como na fase da amamentação, os seres humanos passam a ofuscar seus instintos e buscam se espelhar nos padrões culturais da sociedade. O homem passou a ser considerado um ser que está acima de suas limitações orgânicas, rompendo as barreiras das diferenças ambientais. Uma de suas preocupações de Kroeber era distinguir o orgânico do cultural.

Para se manter vivo o homem primata precisa do seu sistema biológico e suas funções vitais, independente do sistema cultural que pertença, embora as funções sejam comum em toda sociedade, a maneira de satisfazê-las mudam de uma cultura para outra .Todo ato do homem predominantemente cultural depende inteiramente de um processo de aprendizagem, portanto seus comportamentos não são biologicamente determinados. Kroeber diz não poder ignorar que o homem precisa do seu equipamento biológico, para satisfazer funções vitais como alimentação, sono, respiração e atividade sexual. Mas essa função muda de maneira conforme uma cultura para outra, porém esses comportamentos não são determinados biologicamente. A herança nada tem a ver com ações e pensamentos, já que esses são adquiridos através do processo de aprendizado.

Cultura é um processo acumulativo de gerações que determina o comportamento do homem, porém permitem mudanças. O homem reflete o conhecimento e a experiência adquirida pelos seus antecedentes, e isto restringe ou estimula o processo criativo de cada um deles. Não basta a natureza criar seres humanos sábios, é necessário que esteja ao alcance desses indivíduos o material que lhes permitam executar sua criatividade inovadora. A comunicação é um sistema cultural indispensável, pois se homem não obtivesse possibilidades de propagar sua comunicação oral, a cultura não poderia existir.

A cultura surge no momento em que o homem convencional a primeira regra. Ela seria então o resultado de um cérebro mais volumoso e complexo.

Cada estudioso tem a sua explicação sobre a origem da cultura, uma delas seria que a cultura teria surgido a partir do momento que o cérebro foi modificado na evolução dos primatas. Um exemplo de evolução dos primatas é, quando eles começaram a andar na posição vertical, assentando no solo apenas as extremidades inferiores, deixando-os mais fortes e intimidadores, ajudando no transporte de alimentos, e de seus filhotes. A posição ereta não foi só importante para a habilidade manual, mas também para o desenvolvimento da inteligência, através dos maiores estímulos ao cérebro.

Destaca também os símbolos, o homem só foi diferenciado do animal, quando seu cérebro foi capaz de gerar símbolos. Um animal não compreende os significados que os objetos recebem de cada cultura. Cada cultura tem os seus significados para os objetos, e ela poderia ter acontecido espontaneamente. Em muitos lugares a cor branca significa paz, na China significa luto.

A cultura seria como um símbolo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com