TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da pedagogia para um melhor desenvolvimento no processo de ensino e aprendizado do educando

Trabalho acadêmico: A importância da pedagogia para um melhor desenvolvimento no processo de ensino e aprendizado do educando. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.172 Palavras (9 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz como objeto principal discorrer sobre o que é a Pedagogia do que ela se ocupa e o que quer dizer o trabalho pedagógico.

A pedagogia é a ciência que se ocupa da formação do educando, visando o aprendizado e o ensino com a colaboração do pedagogo.

A pedagogia se ocupa do processo de aprendizado no aspecto teórico e prático, é o campo do conhecimento que se faz através.

O trabalho pedagógico é de suma importância nos espaços educativos, é através dele que se faz o ensino de melhor qualidade. É através do trabalho pedagógico que o educador elabora e traça meios e métodos para o ensino.

O trabalho desenvolvido pelo pedagogo, se da dentro de uma sala de aula, na coordenação, supervisão, orientação, este profissional se torna indispensável na área da educação.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O que é a Pedagogia?

A pedagogia é a ciência que estuda o processo de ensino-aprendizagem, que visa o ensino e a maneira de como ensinar, teve sua iniciação na idade media, onde por meio de escravos os responsáveis por conduzir as crianças.

Foi na Grécia que surgiu a pedagogia, é de lá que vem as primeiras ideias de ações pedagógicas, que irá influenciar a educação e conectar a imagem do pedagogo para a formação das crianças.

Na Grécia os pedagogos eram escravos que conduziam as crianças à escola. Esses escravos exerciam quando necessário autoridade sobre as crianças e por causa disso desenvolveu habilidades no trato com as mesmas.

A Pedagogia abrange grande parte da educação, pois dissipa conhecimentos e valores éticos e morais, ela é capaz de lapidar o caráter das pessoas através de seus ensinamentos.

A responsabilidade de um pedagogo é imensa, ele tem o dever de dominar as formas de organização do processo de formação cultural que se dá no interior da escola e deixar sua marca na vida de cada aluno e mestre, sem se esquecer de sua missão, a pedagogia pode ser categorizada com vários critérios.

A pedagogia também tem sido relacionada com a andragogia, a disciplina educativa que se encarrega de instruir e educar permanentemente o homem em qualquer período do seu desenvolvimento e em função da sua vida cultural e social.

Conforme já bem definido, Pedagogia é a ciência da educação e ocorre em todos os espaços e não somente no âmbito escolar, pois é fruto da socialização, da vida em comunhão com as demais pessoas, nações, trabalhos e culturas diferentes e a cada dia mais a educação tem se tornado pauta em diversas discussões. Pensa-se educação como sendo um processo de construção que integra, simultaneamente, diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído, culturalmente, a partir do contexto familiar e social.

O acréscimo do conceito de pedagogia é definido pela expansão do sentido da docência, que não pode ser simplificada.

Contudo pedagogia é primordial para o melhor desenvolvimento no processo de ensino e aprendizado do educando.

2.2 De que se ocupa a Pedagogia?

A pedagogia é a área do conhecimento que se ocupa do estudo dos fenômenos do desenvolvimento do indivíduo e das relações entre o ensino e a aprendizagem, cujo objetivo é a melhorar o processo de aprendizagem do ser humano por meio da reflexão e sistematização e produção de conhecimentos.

A pedagogia possibilita ao docente formas de atuar em várias atividades no campo educacional, deste modo, o pedagogo poderá atuar não só como educador infantil, mas também nas séries iniciais do ensino fundamental e nas disciplinas do curso Normal Médio, atuando também na gestão educacional, planejamento, coordenação pedagógica e orientação educacional. O mercado de trabalho, hoje apresente outras situações de atuação para este profissional tais como: O trabalho em empresas no treinamento de pessoal, no desenvolvimento e produção de brinquedos de caráter educativo e de softwares educacionais, atendimento em hospitais para o desenvolvimento da aprendizagem e ludicidade e no período da internação de crianças e jovens. Isto comprova a importância e o reconhecimento que esse profissional ocupa atualmente no mercado de trabalho, tornando esta uma profissão em ampla ascenção. Assim sendo, existem opções no curso para quem deseja tornar-se um profissional versátil e apto para trilhar novos desafios.

A pedagogia vai além do ensino em sala de aula, do ensinar a ler e escrever, identificar cores e formas.

Atua formando a opinião, o desenvolvimento, as diversas relações e culturas. Na modernidade o pedagogo não mais ensina o porquê fazer, mas o que e como fazer. Tem como objetivo melhorar o método que induz uma aprendizagem de qualidade.

A pedagogia tem a missão de inserir os valores necessários para um futuro certo e seguro, só a educação poderá transformar o futuro de nossas crianças. O saber pode transformar uma vida, e o docente tem uma parcela de grande relevância nessa fase importante da vida de uma criança. Mediante conhecimentos cientifico, filosófico e técnico-profissionais, averigua a realidade em modificação que explica objetos e processos de espaços metodológicos referente transmissão de saberes.

Assertivamente podemos dizer que pedagogia se ocupa no processo de formação do ser humano, nos aspectos sociais e culturais.

2.3 O que quer dizer trabalho Pedagógico

Ser pedagogo é estar apta para exercer funções de docência na Educação, em áreas de serviços de apoio escolares e outras áreas nas quais são previstos conhecimentos pedagógicos, é externar poderes de mando e compreensão da realidade com consciência crítica permitindo intervir no cotidiano escolar e transformar, tendo a docência como base; é participar da gestão, avaliação de ensino e instituições, na preparação, execução, acompanhamento de programas e atividades relacionadas a educação, enfim exercer uma prática educativa transformadora, procurando a construção de uma sociedade mais democrática e social.

Ser pedagogo não significa, exatamente, ensinar crianças a ler, escrever, interpretar e transmitir conhecimento escolar. A pedagogia sim, é o ensino voltado para as crianças, bastando para essa conclusão analisar a origem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com