TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Neuromotor Normal

Monografias: Desenvolvimento Neuromotor Normal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 11

Desenvolvimento Intra- Uterino

Aproximadamente ao 14º dia do ciclo menstrual o óvulo feminino é liberado pelo ovário e dirigi-se ao útero através das trompas. Do encontro com o espermatozoide ocorre a fecundação.

O óvulo fecundado transforma-se em embrião, entre 6 a 8 dias após a concepção o óvulo fecundado implanta-se no útero e passa a se chamar embrião. Este é formado Por centenas de células que serão responsáveis pela formação de todos os órgãos.

Devidamente acomodado no útero, o embrião começa a desenvolver os sistemas de formação de placenta e do cordão Umbilical por onde receberá os nutrientes necessários para sua formação.

Placenta: é um tecido temporário, que só existe durante a gestação e funciona como um órgão especial responsável para nutrição, respiração e excreção.

Cordão Umbilical: ligado a placenta e o canal de comunicação entre mãe e filho.por ele passam duas artérias e uma veia que levam e trazem as substâncias necessárias ao desenvolvimento do feto.

Faces do desenvolvimento Intra-Uterino

1º mês de gestação: tamanho: 1mm, peso: cerca de 0,5g.

Começa a se formar o cérebro e os órgãos dos sentidos, o coração começa a bater.

2º mês de gestação: tamanho: 4 a 5 cm aproximadamente, peso: cerca de 5 a 10g.

Começa a se distinguir a cabeça, o tronco e os membros. Órgãos internos estão em desenvolvimento.

3º e 4º mês de gestação: tamanho: 16 a 20 cm aproximadamente, peso: cerca de 120 a 170g.

Forma-se o esqueleto, já tem quase todos os órgãos desenvolvidos, os olhos ainda estão fechados, mais já mexe as mãos e pés.

5º mês de gestação: tamanho: 25 a 30 cm aproximadamente, peso: cerca de 300 a 500g.

Os órgãos genitais diferenciam-se .

6º mês de gestação: tamanho: 30 a 35 cm aproximadamente, peso: cerca de 700 a 900g.

7º a 8º mês de gestação: tamanho: 35 a 40 cm aproximadamente, peso: 1300 a 1600g.

A partir de agora é a face que mais cresce. Já se encontra de cabeça para baixo.

9º mês de gestação: tamanho: 45 a 50cm aproximadamente, peso: cerca de 3.200g.

O feto já possui características de um bebe.

Alimentação do Feto

o feto recebe da mãe todos os nutrientes que precisa por meio do cordão umbilical, recebe também os anticorpos, sua defesa contra as infecções, o oxigênio que é absorvido diretamente pelo sangue, pois os pulmões ainda não funcionam.

A ureia e o gás carbônico são devolvidos a placenta onde as trocas com a mãe recomeçam.

Substâncias fornecidas pela mãe ao feto:

Oxigênio, proteínas, ferro, zinco e anticorpos.

Resíduos do metabolismo fetal que são enviados a placenta e eliminados pela mãe:

Gás carbônico e ureia.

Desenvolvimento extra-Uterino do SNC

O recém-nascido (RN) não tem o seu sistema nervoso completamente desenvolvido. As fibras nervosas não podem ainda exercer plenamente sua função, que é a de transmissão do impulso nervoso. Para que isso ocorra, deverão ser envolvidas pela bainha de mielina, o que permitirá uma condução do impulso a uma alta velocidade, importante para o seu adequado desempenho funcional. O processo de mielinização é, portanto, decisivo para que o desenvolvimento neuropsicomotor ocorra normalmente. Ele ocorre de modo sincronizado, em uma sequência ordenada, em fibras de sistemas funcionalmente relacionados. No sistema nervoso central, a mielina aparece nos sistemas que levam impulsos sensoriais ao córtex cerebral. Posteriormente, nos sistemas que correlacionam os dados sensoriais ao movimento. No tronco encefálico, a mielinização tem início, antes do nascimento, em sistemas envolvidos com impulsos de origem vestibular e acústica. Os sistemas de associação entre diferentes regiões do córtex cerebral têm um desenvolvimento comparativamente lento. As vias visuais e auditivas, por exemplo, têm iniciado o processo de mielinização de suas fibras no quinto mês de vida intra-uterina e, segundo alguns autores, concluído entre os 15 e 20 anos de idade.

Passaremos a considerar dois sistemas descendentes, de grande importância para as manifestações motoras, principalmente aquelas dos prematuros a partir do sétimo mês e dos nascidos a termo durante os primeiros três meses de vida. Um é o sistema subcorticoespinhal, com fibras de origem subcortical que têm sua mielinização completada entre o sexto e o oitavo mês intra-uterino. O processo de maturação dessas fibras é o responsável por uma onda ascendente de aumento do tônus flexor dos membros e reações posturais, extensoras do tronco. O outro é o sistema corticoespinhal: fibras com origem no córtex cerebral, cuja mielinização tem o seu início no oitavo mês do período fetal. Continua-se, então, muito lentamente, podendo estar praticamente concluído esse processo por volta dos 12 anos de idade. A partir do tronco encefálico (ponte) progride tanto superiormente, em direção ao córtex cerebral, quanto inferiormente, para a medula espinhal. A lenta maturação dessa via explica o desenvolvimento relativamente tardio, apenas na adolescência, de certas habilidades manuais.

O desenvolvimento das funções neuromotoras no período do oitavo mês intra-uterino até o segundo mês pós-natal explica os sinais clinicamente detectáveis da mudança do controle motor dos centros subcorticais para os centros corticais. Quando há uma lesão cerebral perinatal, frequentemente ela se localiza nos hemisférios¬ cerebrais, envolvendo o córtex cerebral e os tratos corticoespinhais. Essas lesões podem ser expressas como déficits do neurônio motor superior ou como desarmonia entre os dois sistemas motores ou como uma verdadeira supremacia do sistema subcortical.

De grande importância para que o processo de mie¬linização ocorra de maneira adequada é a interação do bebê com o meio. Estímulos ambientais que “solicitem” o funcionamento de determinadas vias irão acelerar a mielinização. Assim, crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com