TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação Da Pressão Arterial

Trabalho Escolar: Determinação Da Pressão Arterial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  1.024 Visualizações

Página 1 de 4

DETERMINAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL HUMANA

1. Introdução

A função do coração é impulsionar sangue para a aorta e manter a pressão sangüínea em um nível suficiente para assegurar o fluxo sangüíneo adequado a todos os tecidos.

A pressão exercida pelo sangue contra as paredes da artéria é denominada pressão arterial. A cada batimento cardíaco, um novo volume de sangue enche as artérias. Ao sair do coração, o sangue sai com alta pressão, contudo, à medida que se aproxima dos vasos periféricos, a pressão vai diminuindo, chegando quase a zero nos capilares.

Pressão sistólica é a pressão mais alta atingida na aorta e nas artérias periféricas, como resultado da ejeção de sangue do ventrículo para a aorta. Já a pressão diastólica é a pressão mais baixa que atinge o gradiente de queda, durante a fase de repouso ou diastólica do coração. A diferença entre a pressão sistólica e a diastólica é a pressão diferencial. A pressão sangüínea média representa a pressão média atingida no sistema durante o ciclo cardíaco.

A pressão sangüínea média pode ser alterada por variações na resistência periférica ou por variações do fluxo ou, mas especificamente, pelo débito cardíaco. Assim, um aumento na pressão arterial média é o resultado de um aumento no fluxo (Débito Cardíaco) provocado pelo aumento na freqüência e/ou pelo aumento do volume sistólico. O último aumenta como resultado do aumento da força de contração do coração ou como um resultado do aumento do enchimento. O outro fator que aumenta a pressão arterial média é um aumento da resistência periférica, regida pela estrutura das arteríolas. O decréscimo da pressão arterial média resulta dos efeitos opostos das alterações mencionadas.

EQUAÇÕES IMPORTANTES:

• P.A (Pressão Arterial) = Fh x Rp

• Qh (Débito Cardíaco) = Fh x Vh

Em uma pessoa jovem e com boa saúde, a pressão sistólica ou máxima é da ordem de 120 mmHg. Já a pressão diastólica ou mínima fica em torno de 80 mmHg. As pressões sistólica e diastólica variam com a idade. A elevação da pressão com a idade é atribuída às alterações arterioscleróticas nos vasos e à perda de elasticidade. O aumento das pressões em mulheres na faixa etária 40-45 anos, em relação aos homens, tem sido atribuído às modificações hormonais na menopausa.

2. Objetivos

1. Familiarizar o aluno com os processos esfigmomanométricos.

2. Demonstrar algumas das variações fisiológicas da pressão, devido a posições e estados físicos diferentes.

3. Material

- Esfigmomanômetro (constituído de bolsa de compressão contida por um manguito, um manômetro no qual a pressão aplicada pode ser lida, uma pera pressurizadora e a válvula da pera).

- Estetoscópio

- Aparelho digital com bolsa de compressão (alternativa aos equipamentos mencionados acima).

4. Procedimento

- Posição do indivíduo: O indivíduo deve estar confortavelmente sentado. O braço nu deve ser ligeiramente fletido na posição da letra L e estar perfeitamente relaxado. A mão deve ser mantida em posição de supinação (palma da mão para cima) ou pronação (palma da mão para baixo), dependendo de qual posição produz um som mais claro.

- Posição do manguito: O manguito desinflado deve ser aplicado bem ajustado e confortavelmente ao redor do braço, com sua parte inferior 2,5 cm acima do espaço antecubital.

- Aplicação do estetoscópio:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com