TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicionario De Biologia

Trabalho Escolar: Dicionario De Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  1.541 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalho de Biologia.. dicionário

Abiogênese (do grego a-bio-genesis , "origem não biológica") designa, de modo geral, o estudo sobre a origem da vida a partir de matéria não viva.

aeróbico As plantas são seres aeróbicos. Assim, todas as células vivas de uma planta respiram, utilizando gás oxigênio. Logo, as células vivas de uma folha respiram, como respiram também as células vivas da raiz, do caule, etc.

Anabolismo (do grego: ana = para cima; ballein = lançar) é a parte do metabolismo que conduz à síntese de moléculas complexas substâncias a partir de moléculas mais simples.

Anaeróbico São organismos que não precisam do ar ou do oxigênio para viver.

Anatomia (do latim tardio anatomia) é o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.1

Anticorpo -Os Anticorpos são grandes proteínas Em Forma De Y. São recrutados pelo sistema imunitário para identificar e neutralizar objetos estrangeiros como as bactérias e os vírus.

Antígeno. é toda a partícula ou molécula capaz de iniciar uma resposta imune, a qual começa pelo reconhecimento peloslinfócitos e acumula com a produção de um anticorpo específico.

ATP=Adenosina tri-fosfato, ou simplesmente ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas.

Autótrofos:Ser vivo Capaz de Produzir Compostos Orgânicos a Partir de substancias minerais , utilizando UMA Fontede Energia externa - energia luminosa, no Caso do Ser foto autotrófico,

Biogénese ) é uma Lei biológica segundo a qual a matéria viva procede sempre de matéria viva.

blastóporo é uma abertura que serve de comunicação na fase embrionária, pondo em contato a cavidade digestiva com o meio externo. Ele surge na fase embrionáriagástrula, quando começa a diferenciação celular. Uma outra abertura surge posteriormente (ainda durante o desenvolvimento embrionário).

blástula é o segundo estado de desenvolvimento do embrião dos animais, com mais de 64 célulase uma cavidade central chamada blastocélio.

botânica é um ramo da biologia que estuda a fisiologia e a morfologia das plantas, dos fungos e das algas.

carioteca

envoltório lipoprotéico que envolve o núcleo das células eucariontes.

Cariótipo (é o conjunto cromossómico ou a constante cromossômica diploide (2n) de uma espécie. Representa o número total de cromossomos de uma célula somática (do corpo). Cariótipo é o conjunto de cromossomas dentro de um núcleo de uma célula.

O centrômero) é a região mais condensada do cromossomo, normalmente no meio deste, onde as cromátides-irmãs entram em contato. Pode ser categorizado como parte da heterocromatina, visto corresponder a uma região de DNA inactiva — ou seja, os genes não têm actividade e não se expressam (não são replicados, traduzidos, etc.).

Terminada a divisão do núcleo, ou seja, a cariocinese, inicia-se a citocinese (cito- significa célula e cinese movimento, logo "movimento da célula"), que é a divisão do citoplasma e da célula toda;

O citosol, , é o líquido que preenche o citoplasma, espaço entre a membrana plasmática e o núcleo das células vivas, que suporta o retículo endoplasmático e outras organelas. É constituído por água, proteínas, sais minerais, íons diversos, aminoácidos livres e açúcares.

Clivagem, para a Embriologia, é o nome que se dá ao processo específico de divisão celular equacional (mitose) no início do desenvolvimento embrionário, pelo qual o zigoto, também dito célula-ovo, originará a multicelulariedade do embrião. O que define como se processará uma clivagem é a quantidade de vitelos existentes e a sua distribuição dentro dos ovos. Pode ser clivagem holoblástica (ou total): igual ou desigual ou meroblástica (ou parcial): discoidal ou periférica.

Cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas e outros organismos fotossintetizadores, como as algas e alguns protistas. Possui clorofila, pigmento responsável pela sua cor verde.

cromatina é o complexo de DNA e proteínas que se encontra dentro do núcleo celular nas células eucarióticas.

Um cromossomo) é uma longa sequência de DNA, que contém vários genes, e outras sequências de nucleótidos (nucleotídeos) com funções específicas nas células dos seres vivos.

Diploblástico ou diblástico é a designação dada ao embrião que é formado apenas por duas camadas embrionárias, uma camada mais exterior, a ectoderme, e uma camada mais interior, aendoderme. Os cnidários (anêmonas, águas-vivas) são os únicos animais diblásticos. As esponjas não apresentam folhetos embrionários.

Células diploides são aquelas cujos cromossomos se organizam em pares de cromossomos homólogos, e assim, para cada característica existem pelo menos dois genes, estando cada um deles localizado em um cromossomo homólogo. Diz-se que estas células possuem 2n cromossomos, onde n é o número de cromossomos característico da espécie em causa, ou "número haploide"

Ecologia é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição

embriologia é a ciência que trabalha a formação dos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma célula . Faz parte da biologia do desenvolvimento. O desenvolvimento embrionário dos animais inicia-se pela relação sexual, gerando o zigoto ou ovo, que passará por três fases sucessivamente: mórula, blástula e gástrula.

esperma

líquido esbranquiçado, secretado por diferentes glândulas genitais masculinas, que contém os espermatozóides; sêmen

Espermátides são gametas haploides (n) dos machos resultantes da divisão da meiose de espermatócitos.

O espermatócito I ou espermatócito primário é a célula resultante do desenvolvimento da espermatogônia. É uma célula diplóide (2n) que, por meiose, dá origem a dois espermatócitos secundários e posteriormente quatro espermátides.

Espermatogénese ou Espermatogênese é o processo de formação dos espermatozóides. Tem início na puberdade, passando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com