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Didática

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Por:   •  17/3/2015  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

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Introdução

As origens ideológicas dessa modalidade vêm embasada ginástica básica em ritmo, balé e ginástica natural. Este último leva o seu ponto de partida em teorias de Jean-Jacques Rousseau sobre o desenvolvimento infantil mundial, incluindo aspectos físicos, até então não formalmente consideradas nas teorias da educação (LLOBET, Anna Canalda Ginástica Rítmica Desportiva, teoria e pratica. 1ªed. Barcelona: Editorial Paidotribo).

Rousseau seguiu na mesma linha: Basedow, Salzman, Pestalozzi, Guts Muths, entre muitos outros professores do momento, que moldaram o que se tornou em uma das tendências mais importantes na história da educação física, e chamou ginástica natural (LLOBET, Anna Canalda Ginástica Rítmica Desportiva, teoria e pratica. 1ªed. Barcelona: Editorial Paidotribo).

Em 1774, Joan Basedow foi quem colocou em pratica pela primeira vez as teorias de Rousseau (LLOBET, Anna Canalda Ginástica Rítmica Desportiva, teoria e pratica. 1ªed. Barcelona: Editorial Paidotribo).

Já em 1785, Chistian Salzman criou sobre o modelo educativo de Basedow, o Intituto Educacional Schnefeuthal. Johan Guts Muths, que pode ser considerado como o pai da ginástica, lecionou por quase cinqüenta anos neste instituto, onde ele escreveu sobre o propósito da ginástica. Em sua opinião, os exercícios deviam ser acima de tudo agradável e de outra forma desenvolver a pessoa inteira (LLOBET, Anna Canalda Ginástica Rítmica Desportiva, teoria e pratica. 1ªed. Barcelona: Editorial Paidotribo).

Dessas teorias de abrangência natural e de movimentos nasce a ginástica rítmica. A partir daí, e depois sobre influências sucessivas, foi evoluída mantendo todos os exercícios que conhecemos hoje em dia (LLOBET, Anna Canalda Ginástica Rítmica Desportiva, teoria e pratica. 1ªed. Barcelona: Editorial Paidotribo).

Ginástica Rítmica, aparelho:

A Fita

A fita foi o penúltimo aparelho incorporado a ginástica rítmica, particularmente aparece pela primeira vez no campeonato mundial, em Havana, Cuba, em 1971. Tradicionalmente, a fita foi feita a partir de tecidos naturais como a seda, a fim de evitar com que ela prendesse ao solo quando tocasse o piso feito com tapete de lã. Com o progresso no campo têxtil têm permitido usar tapetes de materiais anti estáticos de tal forma que este problema tenha sido solucionado e também criando fitas de acrílico. A fita é geralmente um lado é brilhante e outro fosco, independente do material escolhido pala atleta. A fita deve ter os tamanhos correspondentes as regras da ginástica rítmica, ou a atleta poderá ser penalizadas por não cumprir as regras para utilização do seu aparelho. A varinha que segura a fita anteriormente era feita de bambu, hoje em dia é produzida de fibras de vidro, tornando-a mais leve e ajudando as atletas para execução de seus movimentos.

Técnicas para condução da fita

Desde os primeiros momentos, adote- se a condução da fita a partir do punho, com movimentos uniformes, com amplitude e com

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