TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê DID

Exames: Dossiê DID. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 7

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, leia pelo menos os livros da bibliografia básica:

1. Liste o máximo de assuntos ou itens de Geografia que qualquer pessoa precisaria saber para ter uma vida melhor.

Entender que Geografia faz parte da nossa vida. Conhecer os limites geográficos, econômicos, políticos, culturais, sociais e ambientais.

2. O que, e como, devemos fazer para que as crianças aprendam Geografia com mais prazer?

É importante iniciar os conhecimentos geográficos a partir do espaço vivido pelas crianças, que é o seu espaço de experiências praticas. Devem ser desenvolvidos atividades que vão desenvolver nas crianças noções importantes para o entendimento e leitura dos mapas, da realidade que o cerca, vão treinar o seu olhar. As crianças vão se familiarizar com os conceitos, exemplo: em cima, em baixo, a esquerda, a direita, na frente, atrás. Aulas praticas de Geografia proporciona a criança um interesse maior e uma visão dos conteúdos mais ampla, fazendo com que aprendam melhor e com mais prazer.

3. Por que muitas pessoas passam fome num país com um território do Brasil?

Devido as desigualdades sociais, rendas mal distribuídas, falta de qualificação profissional, a corrupção.

4. O que a Geografia tem a ver com o homem?

A Geografia tem tudo a ver com o homem, pois faz parte de sua vida e de tudo o que o cerca, são conhecimentos elaborados sobre o espaço em que vivem.

5. Quando, onde e por que surgiram as ideias geográficas, ou seja, a Geografia?

As ideias geográficas surgiram pela necessidade do homem se situar no espaço e desvendar os fenômenos da natureza. A Geografia era utilizada desde a antiguidade, mas foi no século XIX que ela se tornou autônoma devido as condições históricas favoráveis como o conhecimento da dimensão e forma real dos continentes, a grande quantidade de informações sobre vários lugares da terra, o aprimoramento das técnicas cartográficas e a descoberta das técnicas de impressão, a valorização dos temas geográficos pela reflexão da época expressa na filosofia, nas ideias iluminista, na Economia Política e nas teorias evolucionistas essa sistematização o correu na Alemanha, no Brasil, as primeiras tendências nasceram com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia a partir da década de 40, quando a geografia passou a ser ensinada por professores licenciados com influencia de Vidal de LaBlache.

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica. O que faz e qual é a importância desse novo enfoque da Geografia?

A Geografia critica hoje é uma frente onde convivem inúmeros propostos e onde existe grande diversidade metodológica. Ela é importante pois faz com que o aluno pense o espaço de forma critica e compreende a serviço de quem o espaço é organizado.

7. Elabore um plano de aula com algum tema de Geografia que possa ser trabalhado de forma integrada com história, matemática, ciências e português.

Tema: Conhecendo o espaço que vivemos.

Objetivos:

• Compreender a organização do espaço e a sua construção;

• Perceber que existem diferentes percepções acerca do que é espaço.

Metodologia: Iremos com as crianças dar um passeio da escola até o parque, desse modo trabalharemos o espaço, o clima e o tempo, sempre mostrando a eles a importância de cada elemento (geografia). Mais tarde, contaremos a história do nosso município, sobre os primeiro habitante e as primeiras casas construídas, vamos fazer uma observação entre as casas mais antigas com as mais atuais (história). Logo após, daremos passos em volta do espaço da escola e contar a distancia percorrida e depois calcular, transformando em metros (matemática) e no fim observaremos a natureza, enfatizando a decomposição das folhas e o espaço que a natureza ocupa (ciências).

Avaliação: Após todas as atividades entregaremos aos alunos uma folha para que eles produzam uma redação sobre o que aprenderam a cerca do espaço em que vivemos. Por meio das redações saberemos se o tema ficou esclarecido para as crianças.

UNIDADE 2

OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs) NO ENSINO DA GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Leia os livros indicados para a Unidade 1 e os PCNs, volume “História e Geografia” e pesquise na internet, em outros livros e revistas e execute as atividades abaixo.

1. Segundo os PCNs, qual é o objetivo da Geografia?

Segundo os PCNs, o objetivo da Geografia é explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza, como a sociedade age sobre a natureza e se apropria dela. Relacionar as noções de espaço e tempo e os fenômenos sociais, culturais e naturais de cada paisagem, para entender sua dinâmica. No ensino fundamental deve trabalhar a geografia de acordo com cada faixa etária levando o aluno a aprender a partir da sua realidade.

2. O que faz com que os espaços geográficos sejam alterados?

Essas alterações se da através da ação dos homens agindo sobre o próprio espaço, através dos abjetos naturais e artificiais. O espaço geográfico é constantemente modificado pela ação do homem pela sua necessidade de evoluir socialmente e economicamente.

3. Que passos devem ser seguidos para que a criança aprenda Geografia de maneira mais fácil?

O professor deve começar a ensinar geografia partindo da realidade do aluno, para que ele compreenda essa realidade, o professor deve buscar praticas pedagógicas que o estimulem, como leva-los a refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação entre natureza-sociedade. Para que esse aprendizado seja mais fácil é importante que o professor saia da sala de aula de maneira planejada, o trabalho de campo e o uso de imagens da TV, fotos, mapas fará com que os alunos façam comparações e entendam as diferentes paisagens.

4. Liste 15 estratégias a serem usadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com