TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê DID

Dissertações: Dossiê DID. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  7.889 Palavras (32 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 32

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Construa um quadro demonstrativo das várias concepções que o texto apresenta, apresentando suas principais características.

ENSINO

Deve promover a habilidade de abstrair, generalizar, relacionar, deduzir, comparar, para assim o aluno reelaborar os conhecimentos científicos, tornando-os significativos. O ensino tem como objetivo dirigir e estimular o processo de aprendizagem tem a tarefa de divulgar os conhecimentos para a humanidade. O ensino não existe por si mesmo, mas na relação com a aprendizagem. APRENDIZAGEM

Aprendizagem não é apenas um processo de aquisição de conhecimentos, conteúdos ou informações. O individuo inicia sua aprendizagem na vida em sociedade, e trás esses conhecimentos para a escola e ao receber novas informações deve-se relacioná-las com as anteriores, tornando significativas para sua vida

2. Caracterize educação e escolarização, justificando suas diferenças.

Educação (deriva do latim education) é um fenômeno social, cada sociedade cria seus indivíduos conforme suas origens e necessidades, educando-os para aspectos sociais, econômicos e políticos. A educação assume limites dentro de cada momento histórico, contribuindo para a formação do individuo e também participando da formação popular da classe desses mesmos indivíduos.

A educação acontece em todos os momentos de nossa vida, na igreja, família, trabalho, em grupos de amigos, na rua e também na escola. Diferente da escolarização que acontece na sala de aula. A escolarização se dá com a presença do professor e aluno em sala de aula, ambos participando e dividindo conhecimentos.

3. Conceitue ensino-aprendizagem.

Ensino e aprendizagem sempre existiu e com o passar do tempo foram se tornando cada vez mais importante, pessoas passaram a se dedicar a tarefa de ensinar, surgindo assim as escolas. Cada situação vivida pode ser uma situação de ensino-aprendizagem, basta conseguir inserir as condições envolvidas em cada experiência vivida.

A aprendizagem é iniciada na vida em sociedade e para que o ensino seja eficaz o professor deve fazer uso dos conhecimentos que o aluno já possui e ampliar esses conhecimentos com novos saberes. A relação ensino-aprendizagem não é uma simples transmissão de professor que ensina para o aluno que aprende, é uma relação recíproca na qual de destacam o papel dirigente do professor e a atividade do aluno.

4. As concepções de ensino mudaram no decorrer da história da educação. Atualmente não se aceita que ensinar é gravar ideias na cabeça do aluno. Como o ensino é visto na atualidade?

Na atualidade busca-se criar condições favoráveis para a aprendizagem do aluno, partindo dos conhecimentos que o aluno trás do mundo e inserindo novos saberes, hoje ensinar é descobrir gostos, necessidade, interesses e problemas do aluno, deve-se escolher conteúdos, técnicas e estratégias, tendo em mãos matérias adequadas e ambiente favorável para o estudo.

5. Quais são os fatores que facilitam uma boa aprendizagem? Cite-os e faça um breve comentário sobre o papel do professor em sala de aula.

Favorecer situações em classe, fazendo com que o aluno se sinta a vontade para expressar seus sentimentos. Variar os grupos de estudo no decorrer do curso, assim todos se conhecem e terão a liberdade em expor seus saberes. Tentar obter a participação de todos na aula. Compartilhar com a classe e tentar solucionar problemas surgidos entre professores, alunos e no que diz respeito ao curso. Respeitar diferenças de opinião, desde que sejam bem fundamentadas. Aprovar alunos que ajuda colegas a atingir objetivos do curso. Usar vocabulário que o aluno possa compreender. Aprovar iniciativa do aluno, desde que contribua para o crescimento da classe.

O professor deve conhecer seu aluno e seus sentimentos e problemas, deve ser aberto a novas experiências, tornando assim amigo desses alunos fazendo com que eles gostem do professor isso facilitará o aprendizado e a turma terá melhor rendimento.

6. Leia o texto: “Joãozinho da Maré” (ANEXO 1):

a) Cite dois exemplos em que a professora desconsiderou o conhecimento prévio da turma de Joãozinho, ao ensinar seu conteúdo.

• Logo no primeiro dialogo entre a professora e o Joãozinho, quando ele pergunta se existe apenas um ponto leste, ela não da importância ao que ele já sabe em relação ao nascimento do sol e desconsidera sua fala;

• Outro momento é quando Joãozinho questiona a professora ao perguntar como é possível fazer frio e calor ao mesmo tempo em dois lugares do mundo, a professora mais uma desconsidera o que ele já sabe quando estavam conversando sobre as estações e perde a oportunidade de explicar, didaticamente, a semelhança entre a terra e uma bola.

b) Relacione a frase com as leituras que vocês já fizeram sobre escola, ensino, aprendizagem. “Não é à toa que se diz da escola (ou “ex-cola”?): um lugar onde as cabecinhas entram “redondinhas”, e saem quase todas “quadradinhas””.

Segundo o texto do Joãozinho da Maré, ele era um aluno questionador, sempre estava atento ao que a professora dizia e tentava assimilar com o que ele já conhecia do assunto, mas quando perguntava a professora ela, já cansada de ministrar a mesma aula todos os dias, não fazia questão de aproveitar o conhecimento que Joãozinho trazia através da sua experiência. Acreditam, pois que a escola se tornou um lugar onde muitos alunos estão entusiasmados a aprender sempre mais e acabam muitas vezes interrompidos por meio de falta de motivação ou créditos pelo seu conhecimento já adquirido.

UNIDADE 2

O QUE É DIDÁTICA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que é necessário para que o professor tenha uma boa didática? Apresente, no mínimo, 5 ideias, justificando-as.

• O professor deve ter em mãos um bom método de ensino, deve atuar como mediador entre o conhecimento que esta no ambiente e os procedimentos mentais do aprendiz para assim conquistá-lo;

• O professor deve saber o que ensinar, possuir domínio sobre os conteúdos que busca transmitir e conhecer seus alunos;

• Importantes procedimentos didáticos e a significação, mostrar ao aluno os significados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com