TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenciar o grupo endócrino da glândula exócrina

Tese: Diferenciar o grupo endócrino da glândula exócrina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Tese  •  2.772 Palavras (12 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 12

1 – Diferencie Glândula Endócrina de Glândula Exócrina.

Células endócrinas são células glandulares secretoras que liberam hormônios diretamente nos líquidos intersticiais, no sistema linfático ou no sangue. Inversamente, as secreções das glândulas exócrinas são liberadas sobre uma superfície epitelial. As glândulas exócrinas, tais como as glândulas sudoríparas, sebáceas e digestivas secretam seus produtos em ductos que transportam as secreções para as cavidades ou superfícies do corpo. As glândulas endócrinas em contraste, não possuem ductos. Elas secretam seus produtos, hormônios, no espaço extracelular ao redor das células secretoras.

2 – Onde está localizada a principal glândula do corpo humano e como ela é conhecida.

Aloja-se na sela túrcica ou fossa hipofisária do osso esfenoide na base do cérebro. Está localizada abaixo do hipotálamo e posteriormente ao quiasma óptico, sendo ligada ao hipotálamo pela haste pedúnculo hipofisário ou infundíbulo, é envolvida pela dura - máte ( exceto o infundíbulo). A hipófise é também conhecida como glândula mestra ou glândula mãe, pois secreta hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas, sendo grande parte de suas funções reguladas pelo hipotálamo.

3 – Diga como está dividida a glândula acima respondida e quais são os hormônios secretados por essa divisão.

A hipófise é dividida anatomicamente e funcionalmente em duas partes (anterior e posterior). Cada parte será responsável por funções fisiológicas diferenciadas.

Adeno - hipófise (hipófise anterior): Secreta os hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas endócrinas, quando estimuladas a fazer isso pelo hormônios do hipotálamo.

• Hormônio do crescimento ou somatotrofino (STH)

• Hormônio estimulante da tireóide ou tireotrofo (TSH)

• Hormônio adrenocorticotrófico ou corticotrofo (ACTH)

• Hormônio folículo-estimulante ou gonadotrofo (FSH)

• Hormônio luteinizante (LH)

• Hormônio Lactogenico ou prolactina (LTH)

• Hormônio estimulantes dos melanócetos

• Endorfinas

Hipófise posterior (neuro - hipófise): Os hormônios são feitos nos corpos celulares dos nervos posicionados no hipotálamo, e estes hormônios são então transportados pelos axônios das células nervosas em direção à hipófise posterior.

• Ocitocina

• Hormônio antidiurético (ADH - também conhecido como vasopressina e AVP, arginina vasopressina)

4 – Onde estão localizadas as Glândulas paratireoides, quantas possuímos, qual hormônio ela secreta e suas respectivas funções.

São geralmente quatro paratireóideas que temos em nosso corpo. Estas glândulas endócrinas, donas de tamanho proporcional ao de ervilhas, são localizadas na região do pescoço, posteriormente à glândula tireóide, ou seja, atrás dela.

Produzem o paratormônio (hormônio paratireoideano - PTH), responsável pela regulação de cálcio e fósforo no sangue e aumento da absorção de vitamina D. Em uma concentração mais baixa, tal hormônio retira o cálcio dos ossos, enviando à corrente sanguínea, e aumenta a absorção deste no intestino e sua reabsorção nos túbulos renais.

5 – A insulina e o glucagon são hormônios secretados por qual glândula e suas respectivas funções.

A insulina e o glucagon são dois hormônios importantes produzidos pelo Pâncreas, para a regulação da taxa de glicose (açúcar) no sangue.

A insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Ela retira o excesso de glicose do sangue, mandando-o para dentro das células ou do fígado. Isso ocorre, logo após as refeições, quando a taxa de açúcar sobe no sangue. A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes, doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia).

Já o glucagon funciona de maneira oposta à insulina. Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia, que dá a sensação de fraqueza, tontura, podendo até desmaiar. Quando ocorre a hipoglicemia o pâncreas produz o glucagon, que age no fígado, estimulando-o a “quebrar” o glicogênio em moléculas de glicose. A glicose é então enviada para o sangue, normalizando a taxa de açúcar.

6 – O hormônio do crescimento, também conhecido como hormônio somatrotófico, atua em quais tecidos do corpo?

Somatotrófico (STH) ou Hormônio do Crescimento (GH) Atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a síntese de proteínas e o desenvolvimento da massa muscular. Também aumenta a utilização de gorduras e inibe a captação de glicose plasmática pelas células, aumentando a concentração de glicose no sangue (inibe a produção de insulina, predispondo ao diabetes).

Durante a fase de crescimento, sob ação deste hormônio, quase todas as células aumentam em volume e em número, propiciando um crescimento dos tecidos, dos órgãos e, consequentemente, o crescimento corporal.

Alguns de seus principais e conhecidos efeitos nos tecidos são:

• Aumento na síntese proteica celular - Isso ocorre porque o hormônio do crescimento aumenta o transporte de aminoácidos através da membrana celular, aumenta a formação de RNA e aumenta os ribossomos no interior das células. Tudo isso proporciona, nas células, melhores condições para que as mesmas sintetizem mais proteínas.

• Menor utilização de glicose pelas células para produção de energia - promove, assim, um efeito poupador de glicose no organismo.

Aumento da utilização de gordura pelas células para produção de energia - ocorre, também, uma maior mobilização de ácidos graxos dos tecidos adiposos para que os mesmos sejam utilizados pelas células. Uma consequência disso é a redução dos depósitos de gordura nos tecidos adiposos.

Devido aos efeitos acima citados, observa-se um importante aumento na quantidade de proteínas em nossos tecidos. Em consequência do aumento das proteínas e de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com