TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre elemento e substância química

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

2.   (1 ponto). Observe que neste documento a água é chamada de elemento. Neste caso os autores não se referem a um elemento químico.  A água na verdade é uma substância cuja molécula é composta por dois átomos do elemento químico hidrogênio e um de oxigênio. Explique qual é a diferença entre elemento químico e substância química. Os demais elementos citados pelos autores são elementos químicos?

Resposta:

   A definição de Elemento é “Um conjunto formado por átomos de mesmo número atômico”, ou seja, um elemento químico é o resultado da separação da matéria. Exemplo: Vamos imaginar um castelo construído com LEGO, o castelo representa a matéria e cada peça inseparável que compõe o castelo representa um elemento.  Enquanto uma substância química é formada por elementos químicos. As substâncias, em que só aparecem átomos de um elemento químico, são chamadas de substâncias simples e quando há átomos de mais de um elemento químico são chamadas de substâncias compostas. Exemplo: O2 (Dois átomos de oxigênio) Substancia simples e H2O (dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio) substancia composta.

   Além da água (H2O) que é uma substância composto, o autor também se refere ao ciclo do carbono (C), ciclo do Nitrogênio (N) e ao ciclo do fosforo (P) que são elementos químicos, ou seja, os demais ciclos citados pelo autor são ciclos de elementos que podem ou não se unir a outros elementos no decorrer do seu ciclo.

Referência bibliográfica:

Ramon C. Ovalle, Álvaro; Torres Aragon, Glauca. Dinâmica da Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com