TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre senso comum e conhecimento

Por:   •  13/4/2015  •  Seminário  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a diferença entre conhecimento científico e senso comum?

Martins (2013) coloca que Possivelmente, as duas maiores diferenças entre ciência e senso comum são: a relação temporal com que cada afirmação perdura, já que o conhecimento científico está em constante processo de reformulação e construção, enquanto o senso comum é visto como fixista e conservador, devido à sua manutenção praticamente imutável ao longo do tempo e a possibilidade de se comprovar o conhecimento científico por meio de experimentos, o que não acontece no caso do senso comum.

Conhecimento pode ser definido como toda e qualquer forma que o homem encontra para explicar a realidade, o que ocorre com o mundo e dentro de si mesmo. Ele pode ser dividido, de forma simplificada, em: conhecimento científico e conhecimento do cotidiano, também conhecido por conhecimento espontâneo ou senso comum.

Ainda segundo o autor O senso comum é o conhecimento que surge a partir da necessidade de o homem resolver os problemas do dia a dia. Ele é gerado a partir da experiência própria do indivíduo ou até mesmo de um grupo de indivíduos, procedente de opiniões, emoções, valores, e não necessita de comprovação. Já a ciência visa explicar fenômenos da natureza de forma racional, com critérios metodológicos para comprovar a veracidade dos resultados observados. A ciência é um conhecimento sistemático objetivo que busca o estabelecimento de regras gerais válidas e, ao contrário do senso comum (que se baseia apenas na opinião), busca a compreensão concreta dos fenômenos da natureza por meio da experimentação, repetidas vezes, a fim de eliminar a causalidade.

Qual a importância de cada um destes conceitos?

 Segundo o autor Martins (2013),O senso comum é o conhecimento que surge a partir da necessidade de o homem resolver os problemas do dia a dia. Tal conhecimento passa de geração para geração, ele é gerado a partir da experiência própria do indivíduo ou até mesmo de um grupo de indivíduos, procedente de opiniões, emoções, valores, e não necessita de comprovação. Além disso, o senso comum não provém de um conhecimento que utiliza o senso crítico; trata-se de um saber imediato, ingênuo e subjetivo.

Já a ciência visa explicar fenômenos da natureza de forma racional, com critérios metodológicos para comprovar a veracidade dos resultados observados. A ciência é um conhecimento sistemático objetivo que busca o estabelecimento de regras gerais válidas e, ao contrário do senso comum (que se baseia apenas na opinião), busca a compreensão concreta dos fenômenos da natureza por meio da experimentação, repetidas vezes, a fim de eliminar a causalidade.

Para mim a importância do senso comum é que ele não precisa de comprovação científica, cada cultura passa seu conhecimento de geração para geração é um saber que está presente em todas as sociedades e em todos os indivíduos onde cada pessoa possui um conhecimento único.

Já o conhecimento cientifico é muito importante para a ciência, pois através dele que se comprova realmente o fato das coisas pois ele é baseado em leituras, pesquisas e analises.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (296.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com