TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmica “Cuidando do Ninho”

Por:   •  2/5/2017  •  Abstract  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 5

IDEIAS NORTEADORAS

 Os conceitos de ensino abordados na 2ª série e sobre espaço natureza e cultura, um dos pontos abordados e o sobre o tempo, especificando o tempo como amanheceu se esta nublado, chuvoso, ensolarado abordando o conhecimento dessas diferenciações é importante a criação de situações para que a criança aprenda a lidar com o antes e o depois, o conceito tempo histórico e um pouco complexo de ser entendido pois possuem duas razoes pois o tempo histórico e um objeto concreto ele é uma duração.

Outro fato importante procurar passar para a criança fatos históricos com a existência dos dinossauros toda criança e curiosa vão querer saber se eles ainda existem, para estimularem eles mais ao estudo e sempre bom está inovando novas atividades que interajam a criança ao estudo a também a diferenciação do “antes” e o “depois” começam a diferenciar o presente e o passado.

Outro tópico muito importante de ser lembrado e sobre o espaço onde se define natureza e cultura, o ser humano existe dentro de um espaço, o que utiliza e organiza num Dado momento Histórico esses conhecimentos são abordados no ensino de História e Geografia que começa a si definir desde os anos iniciais de escolaridade.

No período da segunda série possui alguns requisitos a serem cumprindo entre elas.

- compreender divisões espaciais e suas características;

- compreender e fazer representações espaciais;

- introduzir habilidade de leitura das representações convencionais do espaço.

Para que aula seja produtiva o professor deverá iniciar com brincadeiras e exercícios com divisões espaciais, como o tamanho da sala de aula se e pequena ou grande, quantas salas possui no espaço escolar.

1º semestre: trabalho introdutório

E desenvolvida com formação de conceitos a parti de uma série de jogos, realizado dentro da sala de aula que podem ser aproveitados nas disciplinas de história e geografia.

Os jogos e proposto por Dienes-Golding e realizado dentro da sala de aula formando círculos menores identificando cada criança dentro de um círculo em seguida o docente explica que cada círculo e chamado de domínio e que cada espaço de cada domínio com o nome de seus ocupantes por exemplo:

- Domínio de classe (espaço delimitado pelo grande círculo).

- Domínio de Pedro.

- Domínio de Paulo.

A professora convida outra docente para participar da brincadeira e pede para ela visitar Pedro em seu domínio sem ultrapassar o espaço do outro, se isso acontecer todos deveria dizer cuidado! Assim a professora continua a brincadeira indagando os demais alunos se eles podem ou não visitar os seus colegas em seus domínios sem ultrapassar os demais dentro desta mesma brincadeira a professora pode está incorporando outros temas como desenhar círculos no chão definindo ser as fronteiras, essas são alguns projetos didáticos para que possa chamar atenção e melhorar o aprendizado da criança aos conceitos espaciais.

O 2º semestre; conceitos específicos: Espaço, natureza, cultura.

Para que os alunos possam ter uma ideia de como localizar um espaço o professor poderá levar para sala de aula um globo terrestres, mostrando para os alunos a diferença do domínio dos oceanos, e da terra depois apresentando para eles o mapa múndi nesse mesmo pedindo para que eles localizem o domínio das grandes aguas e da terra, para ter certeza que  conseguiram aprender.

Natureza e cultura

O conhecimento pode ser demostrado pelas atividades feitas pelos homens, e coisas não feitas pelos homens alguns exemplos são:

 - A natureza feita de agua e a natureza feita de terra, do esse conhecimento deve ser realizado dento da sala de aula a diferença entre montão de terra, e montanha, lago e oceano.

Alguns conceitos que deverão ser registrados

Natureza

Tudo aquilo que existe e não e feito, nem cuidado, nem transformação pelo homem.

Cultura

E tudo aquilo que e feito pelo homem, cuidado ou transformado por ele.

Ampliação de conceitos

 A um momento para mostrarmos para os nossos alunos o que é bom e ruim para o nosso meio que pode ser chamado de cultura ruim, que pode ser prejudicial a nossa saúde aos animais do nosso planeta.

A partir daí podemos já deixar os nossos alunos atentos que até um simples papel de bala é prejudicial ao nosso meio, deve deixá-los atentos que qualquer tipo de lixo deve ser jogado no lixo, esse trabalho com os conceitos de natureza e cultura em nível de ampliação na 2ª série.

Para que a criança possa levar esse conceito de que jogar papel no chão pode prejudicar o nosso meio, e bom que contamos historias para que eles possam imaginar o que realmente pode acontecer como a história contada no matéria proposto de que o papelzinho fiou alegre por não está grudado na bala e poderia passear e brincar onde quisesse.

O papelzinho ficou triste por que tinha medo de ser pisado por alguém.

Essas e outros tipos de situação deve ser apresentadas para desperta atenção da criança.

3ª série

A 3ª serie e um conjunto de cinco series inicias de ensino fundamental, dois conceitos importantíssimos que deve ser trabalhado nesse período e sobre o espaço e tempo, estaremos ampliando um pouco mais sobre o conteúdo pois já foi dado início na segunda série poderá ser fixado na parede da sala, para que o aluno possa melhor aprender, uma ficha todos os dias indicando como o dia está, se esta chuvoso, ensolarado, nublado pode está inovando identificando estas por cores, tudo com muita dedicação e criatividade pois e isso que desperta o interesse do aluno depois poderá está distribuindo estas fichas para que eles possam esta colando em seu caderno para   para um melhor aprendizado .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com