TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Displasias

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 3

DISPLASIA ECTODÉRMICA

CURITIBA

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................ 3

2. DESENVOLVIMENTO ............................................................................ 4

3. CONCLUSAO ......................................................................................... 5

4. ANEXOS...................................................................................................6

5 . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................7

[pic 1]

INTRODUÇÃO

        Durante a embriogênese, na fase gástrula, começam a ser formados os folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme). São estes folhetos que originarão todos os tecidos do ser, num processo chamado organogênese. A ectoderme é responsável por formar o sistema nervoso, a epiderme, as mucosas (da boca, ânus e nariz), os pelos, cascos, chifres e o esmalte dos dentes. Eventualmente, ocorre a má formação desse folheto, resultando em anomalias nos tecido que são originados por ele. Neste trabalho, serão expostas algumas dessas chamadas anomalias, chamadas ‘’displasias ectodérmicas’’.

.

[pic 2]

DESENVOLVIMENTO

        As displasias ectodérmicas podem manifestar-se sob duas formas: hidrótica ou hipohidrótica (também chamada de anidrótica). Os achados clínicos mais frequentes na displasia do tipo anidrótico são: hipotricose (cabelos, sobrancelhas, cílios e pelos escassos), hipohidrose (escassez de fluídos: lágrimas, saliva, suor), hipodontia (diminuição do número de dentes) ou anodontia (ausência de dentes), alterações nas glândulas mucosas e sebáceas e diminuição ou mesmo ausência de glândulas sudoríparas. Os indivíduos portadores desta síndrome possuem a pele geralmente lisa, fina e seca, unhas atróficas ou quebradiças, palmas das mãos e pés com queratoses (lesões vermelhas e escamadiças), apresentando aparência senil.

        As pessoas com hipohidrose, por exemplo, precisam viver constantemente cuidando do ambiente e das condições em que estão para que  nenhum desequilíbrio ocorra no organismo. O suor, por mais de incômodo, é necessário para regular a temperatura do corpo, mantendo-o estável. No caso da hipotricose, os cílios e sobrancelhas que têm um papel importante para proteger o corpo de sujeiras e partículas indesejáveis (como o próprio suor que escorre da testa e iria em direção aos olhos) não estão presentes, e o indivíduo acaba tendo seu psicológico afetado, pois viverá a vida inteira nesta condição diante de pessoas sem esta anomalia que o julgarão.

        Na forma hidrótica de displasia ectodérmica, em grande parte dos casos, a hipodontia é o único achado relacionado à presença do distúrbio. Ela é representada pela ausência parcial de dentes e, além disso, os dentes presentes possuem formato cônico ou irregular, com um comum retardo em sua erupção, e o processo alveolar não se desenvolve corretamente devido às ausências dentárias, ocasionando redução da dimensão vertical e protuberância labial. Além destas características, os indivíduos portadores desta síndrome podem apresentar depressão da ponte nasal, orelhas proeminentes e, algumas vezes pigmentação ao redor dos olhos. O paciente com hipodontia pode ser tratado de várias formas dependendo de cada caso em particular, sendo que a reabilitação com próteses removíveis está indicada na maioria dos casos para pacientes em crescimento. Esse tipo de tratamento tem apresentado resultados bastante satisfatórios, devolvendo função e estética para o paciente.[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (229.6 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com