TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissecação Genital Masculina e Feminina da espécie  Gallus gallus domesticus.

Por:   •  12/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 8

                

                                        Relatório

Titulo: Dissecação Genital Masculina e Feminina da espécie  Gallus gallus domesticus.

Teresina - PI

  1. INTRODUÇÃO

A reprodução da galinha e do galo é representado pela ovoviviparidade. Nesse sistema de reprodução a prole sai do corpo após um espaço curto de desenvolvimento embrionário e a parte principal do desenvolvimento ocorre fora do organismo materno. A luz é importante na reprodução, a atividade sexual aumenta nos dias mais longos e diminui nos dias mais curtos. A luz é percebida por fotorreceptores presentes no hipotálamo resultando na liberação do hormônio de liberação gonadotropina que acarreta a liberação de gonadotrofinas com conseqüente estimulação das gônadas. As cloacas são justapostas sem penetração para passar o espermatozóide do macho para a fêmea.

Órgãos genitais masculino

O sistema reprodutor do galo difere do dos mamíferos em alguns aspectos como, por exemplo, quanto a forma, o peso e o tamanho dos testículos. Variações igualmente importantes são a ausência do pênis e a existência da cloaca e de um verdadeiro aparelho copulatório no macho. Ele é basicamente formado pelos testículos, epidídimo, canais deferentes e o aparelho copulatório.

Os testículos estão posicionados na região dorsal entre os pulmões e os rins. Tem formato de feijão, coloração varia do branco amarelado e prateado, no início imaturo, ao branco puro, durante a atividade sexual. No macho maduro e sexualmente ativo, o testículo mede aproximadamente 3,25 cm. Um curto mesentério suspende o testículo no teto do celoma entre a aorta e o rim. A superfície do testículo está coberta pela túnica albugínea que é membranácea e extremamente delgada, diferido-se dos mamíferos em que o tecido conjuntivo lhes dá uma camada mais espessa ao redor do testículo. A maior parte dele é composta do túbulos seminíferos que começam como tubos cegos e estão direcionados tortuosamente no sentido da superfície. O túbulo individual típico é semelhante ao do testículo do mamífero, entretanto as anastomoses entres os túbulos são bem mais abundantes. A espermatogênese ocorre dentro desses túbulos nas células de sertoli, ao se destacar delas seguem em direção ao sentido do ducto que sai do órgão e encontram as células intersticiais(células de Leydig) que é a sua principal fonte de androgênio. Eles seguem pelos tubos até o epidídimo que é uma estrutura alongada e fusiforme inserida ao longo do comprimento da borda dorsomedial do testículo, é muito curto quando comparado com o dos mamíferos e são histologicamente idênticos aos ductos deferentes e não possui função na formação do espermatozóide como nos mamíferos, sendo apenas um lugar de passagem até os ductos deferentes. Os espermatozóides sofrem maturação no trato masculino onde se tornam inteiramente férteis. Eles não possuem glândulas genitais acessórias, e o suprimento sanguíneo é feito por ramos da artéria renal cranial. Os ductos deferentes são sinuosos e em formato de ziguezague apertado e penetra que sai do epidídimo e entra na cloaca na região dorsal do urodeo terminando no receptáculo do ducto deferente e papila do ducto deferente por onde o esperma passa para a cloaca. É o principal local de armazenamento de espermatozóides. A cloaca é dividida em 3 partes:

Coprodeo: sua mucosa apresenta vilos semelhantes a dedos e é particularmente rica em glândulas mucosas;

Urodeo: sua mucosa também apresenta vilos semelhantes aos do coprodeo, exceto pelo fato de serem mais baixos e semelhantes a folhas;

Proctodeo: a mucosa é forrada por um epitélio colunar, exceto na superfície dos lábios da abertura. É relativamente lisa.

 É o principal local de armazenamento de espermatozóides. O aparelho copulatório está localizado na região ventral da extremidade caudal da cloaca. Essa região consiste em um par de papilas do ducto deferentes, um par de corpos vasculares, do falo e do par de pregas linfáticas. O corpo fálico é dividido em uma porção mediana e duas laterais. O falo é pequeno, logo não serve como órgão. O termo ereção não apropriado pois diferente dos mamíferos não é por acúmulo de sangue, mas de linfa. Dá-se o nome de intumescência dos corpos fálicos laterais e mediais proporcionado por um fluido gerado no corpo vascular paracloacal localizado na parede da cloaca.

Órgãos genitais feminino

O sistema Reprodutor feminino das aves domésticas ( Galinha) , os órgãos genitais estão constituídos apenas pelo ovário e oviduto esquerdo.

       O ovário consiste de um córtex externo que envolve uma medula. Dentro do córtex ocorrem folículos ovarianos de tamanhos variados, possui uma camada ( epitélio germinativo) de células cubóides ou achatadas que o recobre, a túnica albuginea, composta de tecido conjutivo se situa abaixo do epitélio. O ovário  está localizado na parede dorsal da cavidade do corpo, na região delimitada entre pulmão e rim esquerdo. É constituído de muitos óvulos, e gemas em vários estágios de desenvolvimento. Este desenvolvimento está acelerado ao redor de 5 a 10 dias antes da ovulação. Nesta fase o oócito está envolvida por um folículo o qual fica suspenso por um pendiculo ou um talo folicular quando o oócito atinge aproximadamemte 3 mm de diâmetro, é composto por uma cápsula rica em vasos sanguíneos, que se rompe na ovulação.Os folículos em desenvolvimento ocorrem por todo o estroma cortical. Os folículos grandes ficam suspensos a partir da superfície ovariana por meio de cabos de tecido cortical, cada folículo consiste de um oócito (óvulo) em crescimento carregado de vitelo (gema) com um núcleo redondo (vesícula germinativa).

      O oócito é circundado por várias camadas, as quais são, de fora para dentro, teca externa, teca interna, membrana granulosa (camada granulosa) e membrana perivitelina. A Membrana Perivitelina toca a membrana superficial do oócito.

    A teca externa é formada a partir de um tecido conjuntivo compacto que contém grupos de células intersticiais (lúteas) pálidas, a interna tem somente um quarto da espessura da externa, é formada a partir de uma camada compacta de células fusiformes.

Nos folículos maiores e menores, a membrana granulosa consiste de uma camada única de células cubóides.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (692.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com