TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido – Gônadas masculinas e femininas

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA

Estudo dirigido – Gônadas masculinas e femininas

  1. É  de suma importancia a enzima 5-alfa redutase, porque esta converte a testosterona (T), o hormônio sexual masculino, em um outro , a dihidrotestosterona (DTH).

            A DHT induz a virilização da genitália externa para formar o pênis, a uretra, a próstata e a bolsa escrotal durante a vida fetal e atua no desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários durante a puberdade.

Uma das causas de pseudohermafroditismo masculino (PHM) é a deficiência desta enzima, de herança autossômica recessiva, na qual a conversão da T em DHT é nula ou defeituosa.

A diferenciação gonadal (ovários e testículos) se dá na 5º semana, com a formação de pequenas protuberâncias, denominadas de crista genital, que se situam medialmente ao Ducto de Wolff. E em torno da 4º a 6º semana, ocorre  a migração das células germinativas , para próximo destas protuberâncias.

Para que haja a  formação do testículo é necessária a presença da mensagem do gene SRY (ligado ao cromossomo Y) para que a crista genital se diferencie em testículo, a  ausência deste gene levará a formação dos ovários.

No desenvolvimento do sistema genital masculino , o testículo fetal produz hormônios masculinizantes, exemplo a testosterona, esta estimula os ductos Wolff a formarem os ductos genitais masculinos.

2.    Gametogênese é o processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas, esse processo ocorre nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam o masculino do feminino.

O processo de maturação é chamado de Espermatogênese no sexo M e Ovogênese no sexo F.  Durante a gametogênese as celulas germinativas sofrem meiose, que reduz à metade a quantidade de cromossomos das células, originando células haploides, preparando as células sexuais para a fecundação, com a fusão de dois gametas haploides reconstitui o número diploide característico de cada espécie.

3.        Na presença de dois cromossomos X, o gene DAX-1 situa-se no locus DSS(Dosage Sensitive Sex Reversal) que está localizado no cromossomo X. Este gene inibe a diferenciação testicular e como conseqüência a gônada acaba se tornando ovário.

Sendo assim, os ductos mesonéfricos sofrem regressão enquantoque o os paramesonéfricos diferenciam-se emútero e tubas uterinas; a vagina, por sua vez, se desenvolve a partirdoseio urogenital.

4.        A menstruação ocorre quando não há fecundação e é eliminado pelo canal vaginal o material resultante da descamação da mucosa uterina.

O ciclo menstrual é o período entre o início de uma menstruação e outra, esse período dura, em média 28 dias, mas pode ser mais curto ou mais longo. A primeira menstruação se chama menarca e, na maioria das vezes ocorre entre 11 e 13 anos, embora não exista uma idade determinada para isso, a menstruação representa o início da vida fértil.                                                                            No início do seu ciclo, o hormônio de estimulação de folículos (FSH) é produzido pela glândula pituitária em seu cérebro. Esse é o principal hormônio envolvido na estimulação dos ovários para produzir óvulos maduros. O nível de estrogênio do corpo aumenta  e, eventualmente, causará um rápido crescimento do hormônio luteinizante (LH), que faz o folículo dominante romper e liberar do ovário o óvulo maduro que entrará na trompa de Falópio.

5.       Os horomios hipofisários  FSH e LH, estimulam as gônadas e são responsáveis pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários. Enquanto os homens possuem uma produção constante desses hormônios, nas mulheres sua produção é cíclico. O FSH na mulher, tem por função o estímulo do amadurecimento do óvulo e a fabricação de estrogênio pelas células foliculares, em sua fase folicular, o FSH é responsável por converter a Testosterona em Estrogênio. E no homem, o FSH tem por função estimular o processo de formação dos espermatozoides. O LH provoca a ovulação, assim como estimula a constituição do corpo lúteo e a síntese de progesterona. No homem, o LH é responsável pela síntese de testosterona, através do estímulo às células de Leydig.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com