TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divergência adaptativa

Artigo: Divergência adaptativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Artigo  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

No século XIX, a idéia de que os seres vivos evoluem provocou grande polêmica nos meios científicos e religiosos. Os evolucionistas utilizavam evidências para reforçar seus argumentos, como foi o caso de Darwin que durante uma expedição que durou cerca de 5 anos, ao redor do mundo, teve a convicção que os seres vivos se modificavam, adaptando-se ao meio. Ele explicava que, em cada espécie, existia uma grande diversidade, que acabava sendo transmitida aos descendentes e se acentuava ao longo de geraçãoes, descendentes com modificação, Que em cada população, alguns seres sobreviviam, enquanto outros eram eliminados, por meio da seleção natural, que nada mais é que o ambiente atuando, sobre a variabilidade intraespecífica, selecionando os indivíduos mas adaptados, que sobrevivem e se reproduzem, em algum momento o homo erectus, começa a migrar tornando essa seleção possível nos humanos. O acumulo de variações favoráveis em cada espécie, resulta na microevolução.

Um exemplo aplicado disso é que os nossos ancestrais, que foram perdendo sua quantidade de pelos lentamente conforme sua evolução.Durante a caça de meio dia, era preciso correr muito sem se superaquecer, a falta de pêlos ajudava o ser se refrescar através do suor, tendo assim vantagem sobre os outros predadores fisicamente mais fortes. No homem moderno a maior quantidade de pêlos se encontra na cabeça e nas partes intimas, essa característica atual é um exemplo de Apomorfia.

Uma população ancestral pode se dispersar por diversos ambientes, originando várias espécies, isso ocorre porque o ambiente têm diferentes formas de seleção natural,que podem selecionar diferentes variações adaptativas, tornando assim possível a filogênese. Os organismos com essas variações podem sobreviver e originar espécies adaptativas e seus ambientes. As novas espécies ainda apresentarão alguns aspectos semelhantes devido à ancestralidade comum,chamamos isso de macroevolução, aonde isto fica bem claro no caso do esqueleto nomeado Garoto de Turkana, que apesar do seu corpo ter características físicas muito parecidas com o homem moderno, seu crescimento é igual a do chimpanzé, que tem a infância mais curta, e o crescimento mais rápido,características compartilhadas entre humanos e outros grupos demais grupos, como por exemplo a presença de cinco dedos em lagartos e chimpanzés, nomeadas de Simplesmorfias. Essa semelhança ,também podem ser explicadas através da convergência adaptativa,que sugere que a nem sempre esta semelhança pode apresentar, parentesco evolutivo próximo,mas tem em base que ancestrais diferentes ocuparam o mesmo ambiente, submetendo –se aos mesmos fatores de seleção natural,e que aí então, desenvolveram aspectos adaptativos evolutivos semelhantes. As modificações ocorridas no ser desde a sua fecundação até a sua morte,é caracterizada como Ontogênese. Antigamente se acreditava e a ontogenia capitulava a filogenia, como se o desenvolvimento de um organismo refletisse exatamente o desenvolvimento evolucionário das espécies, mais já não se acredita mais nisso. Muitas conexões entre homogêneos e filogênese podem ser observadas e aplicas pela teoria evolucionista.

A Divergência adaptativa é um processo de diversificação, de acordo com novas necessidades ecológicas. Um processo que explica a especificação rápida de uma ou mais espécies de preencher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com