TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERAS GEOLÓGICAS

Por:   •  23/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 4

Ciências Biológicas

Evolução

Prof.ª Dra. Paloma Aparecida de Lima

Eras Geológicas

João Vitor Oliveira        Ra: 8465179183

Bauru,

2016

Eras Geológicas

Estima-se que a terra tem aproximadamente 4 bilhões de anos, através de estudos realizados em rochas e fosseis, afirmam que durante todo esse período a terra passou por grandes transformações, que foram enquadradas em diferentes eras geológicas. Essas diferentes eras geológicas correspondem a grandes intervalos de tempo, que são divididas em períodos.

A mudança de uma era geológica para outra foi estabelecida por meio de alterações significativas na crosta terrestre, sendo, portanto, classificadas em cinco eras geológicas distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

  • Arqueozoica

A era geológica arqueozoica e caracterizada pela formação da crosta terrestre, em que surgiram as rochas magmáticas ou ígneas e a formação dos escudos cristalinos dos continentes, que se ampliou graças aos movimentos tectônicos da crosta que aconteceram nas bordas. Maior atividade vulcânica, pelo motivo, da crosta não ser muito espessa, e os derramamentos ocasionaram no crescimento da área continental. Houve formação das primeiras montanhas, formou-se a atmosfera primitiva que teve origem nos gases que saíram do interior da terra, possivelmente, metano, amoníaco e dióxido de carbono. Formaram-se os oceanos por meio do vapor d’agua originada do interior da crosta.

Muitas reações químicas ocorriam na agua e na lama primitiva – Sopa Primordial, dando origem às primeiras formas de vida, que era seres unicelulares e minúsculos, conhecidas atualmente como algas azuis e também bactérias.

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

        

  • Proterozoica

Estima-se que essa era teve inicio a cerca de 2,5 bilhões de anos atrás e terminou a 550 milhões de anos atrás. Muitos dos eventos da historia da terra e da vida ocorreram durante o proterozoico, os principais foram: a formação dos grandes continentes através da intensa atividade vulcânica que originou grandes depósitos de mineiros metálicos, o surgimento das placas tectônicas, a oxigenação da atmosfera, proporcionar a “catástrofe de oxigênio” e consecutiva extinção em massa de organismos anaeróbicos e também o surgimento de uma abundancia do fosseis de organismos unicelulares.  [pic 6]

[pic 7]

  • Paleozoico

A era Paleozoica prevaleceu de 550 a 250 milhões de anos atrás. Nesse período a terra passou por grandes transformações, entre eles estão o surgimento de conjunto montanhas, além das incursões e recuos dos mares em seus interiores, como os mares continentais. E conhecida também por apresentar por uma grande diversificação evolutiva dos animais do principio como insetos e répteis, surgimento das grandes florestas. No entanto, em seu externo oposto acontece a extinção maciça onde cerca de 90% de todos os animais marinhos foram extintos.

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

  • Mesozoico

A era Mesozoica iniciou-se a cerca de 250 milhões de anos atrás e durou cerca de 185 milhões de anos. A separação dos continentes e a consequente formação de novos oceanos que estiveram entre os principais acontecimentos dessa era.

Na era Mesozoica ocorreu a fragmentação do supercontinente denominado Pangeia. Com a fragmentação do continente fez com que as espécies sofressem também com a ação de novos climas, levando varias espécies a extinção e á adaptação. Acredita-se que os primeiros mamíferos, pequenos e insetívoros em sua maioria. Além dos mamíferos outro grupo comum nos dias atuais surgiu nesse período, as aves que surgiram no final do Jurássico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (556.7 Kb)   docx (430 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com