TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO SOBRE A EUTROFIZAÇÃO EM RIOS E LAGOS

Por:   •  31/8/2020  •  Tese  •  2.763 Palavras (12 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ÚNICA

PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TEMA: ESTUDO SOBRE A EUTROFIZAÇÃO EM RIOS E LAGOS

LUIS FERNANDO DOS REIS

RIO DE JANEIRO – RJ

2020

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TEMA: ESTUDO SOBRE A EUTROFIZAÇÃO EM RIOS E LAGOS

LUIS FERNANDO DOS REIS

                                                           Projeto organizado como exigência para a

                                                     Obtenção do título em especialista em

                            Engenharia ambiental.

RIO DE JANEIRO – RJ

2020

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO         4

1.1 Justificativa        4

1.2 Pergunta de pesquisa        4

1.3 Hipótese        5

2. DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Impacto para os ecossistemas aquáticos        5

2.2 Tipos de contaminantes para o surgimento da Eutrofização        6

2.3 Níveis de eutrofização        6

2.4 Consequências da Eutrofização        7

2.5 O processo de controle da eutrofização        8

2.6 medidas preventivas        8

2.7 medidas corretivas        8

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

4. REFERÊNCIAS        11


 

1. INTRODUÇÃO 

Quando falamos em poluição de rios e lagos, pensamos nas diversas causas, uma delas é pelo despejo de esgotos e materiais ricos em fosforo e nitrogênio. Há várias fontes de poluição atualmente sendo direcionadas a esses corpos hídricos e que muitas vezes sem as devidas providências, teremos uma área morta e que poderia ser de grande recurso para fornecimento de água e de alimento. O que seria a eutrofização e como ela se desenvolve no meio aquático e quais suas consequências ao meio marinho.

1.1 Justificativa 

Atualmente vemos diversas situações de poluição de rios e lagos e muitas destas situações ocorrem por negligencia e falta de conhecimento. Essa é a principal justificativa do tema, onde será mostrado as consequências de uma atitude negligenciada e que para poder combater, precisamos conhecer.

1.2 Pergunta de pesquisa 

O que seria a eutrofização?

Como poderíamos iniciar uma despoluição em um lago ou rio?

1.3 Hipótese 

De modo prático e bem resumido, podemos dizer que Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.

2. DESENVOLVIMENTO 

2.1 Impacto para os ecossistemas aquáticos

O problema da eutrofização tem como ponto de partida o acúmulo de nutrientes dissolvidos na água. Corpos d´água naturais possuem baixos níveis de nutrientes dissolvidos, limitando o desenvolvimento de produtores, especialmente as algas. A cadeia trófica, dessa forma, mantém-se equilibrada. Algas, cianobactérias e animais que vivem próximos à superfície da água têm, portanto, seu crescimento limitado. Dessa forma, a luz vinda do Sol consegue atingir as partes mais fundas dos corpos d´água, e as plantas que ali vivem conseguem realizar fotossíntese. O oxigênio da fotossíntese é dissolvido na água, fazendo com que os animais ali viventes tenham à disposição uma boa quantidade de gás disponível. Deve-se lembrar que o oxigênio atmosférico demora a se dissolver na água, e o oxigênio liberado como produto da fotossíntese de algas e cianobactérias em geral vai para a atmosfera. Dessa forma, não constituem uma fonte abundante desse gás para os animais aquáticos. São as plantas enraizadas, em geral, as responsáveis pela oxigenação de rios e lagos.

Com o aumento da disponibilidade de nutrientes, temos um aumento considerável no número de algas e cianobactérias. Num primeiro momento, há mais alimento disponível para os heterótrofos, mas há pouca troca de gases entre o corpo d´água e a atmosfera, ocasionando uma baixa oxigenação da água. A maior quantidade de algas na superfície também diminui a passagem de luz para as plantas enraizadas que realizam fotossíntese, dificultando seu crescimento.

O problema se agrava ainda mais quando as algas começam a morrer. Uma grande quantidade de nutrientes provenientes dos corpos dessas algas fica disponível aos decompositores, que são principalmente bactérias e organismos bentônicos. Esses organismos utilizam o já pouco oxigênio disponível no processo de decomposição, levando a uma “desoxigenação” do corpo d´água.

Dessa forma, o processo de eutrofização leva à morte de animais (especialmente peixes, pela falta de oxigênio para respiração) e plantas (pela falta de oxigênio e pela falta de luz para a realização da fotossíntese). Corpos d´água eutrofizados geralmente são chamados de “mortos”, pois são raros os animais que ali conseguem sobreviver.

2.2 Tipos de contaminantes para o surgimento da Eutrofização

Em geral, provém da ação humana: corpos d´água geralmente são o destino final de sistemas de tratamento de esgoto, fazendo com que muita matéria orgânica vinda desses sistemas seja jogada na água. Outra grande fonte de nutrientes vem da água usada para irrigação em fazendas: com o uso de adubos e pesticidas, muitas substâncias e nutrientes, como sulfatos e nitratos, ficam dissolvidas na água, e acumulam-se no corpo d´água mais próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com