TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL DO CENTRO CIRÚRGICO DE UM HOSPITAL ESPECIALIZADO1

Dissertações: ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL DO CENTRO CIRÚRGICO DE UM HOSPITAL ESPECIALIZADO1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 10

ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL DO CENTRO CIRÚRGICO DE UM HOSPITAL ESPECIALIZADO1

Wilza Carla Spiri2

________________________________________

O presente estudo tem o objetivo de identificar como o grupo de funcionários recém-admitidos no centro cirúrgico de um hospital especializado, percebe o clima organizacional existente, utilizando uma abordagem qualitativa. Como referencial teórico para interpretar o clima organizacional utilizamos os conceitos de CHIAVENATO, que define clima organizacional como meio interno de uma organização e que através de sua experienciação pelos participantes influencia o comportamento dos mesmos, podendo ser favorável, desfavorável e neutro. Os discursos reiteram um clima organizacional favorável, considerando o referencial teórico adotado.

UNITERMOS: clima organizacional, centro cirúrgico

________________________________________

STUDY ON THE PERCEPTION OF THE ORGANIZATION CLIMATE OF THE SURGICAL CENTER IN A SPECIALIZED HOSPITAL

The aim of this study is to identify how a new team of the surgical center staff in a specialized hospital perceive the organization climate. A qualitative approach was utilized. As a theoretical reference to measure the organization climate, we have used CHIAVENATO, that defines organization climate as the interior of an organization that influences its members´ behavior. The organization climate could be favourable, unfavourable or neutral. The speechs showed a favourable organization climate considering the adopted methodology.

KEY WORDS: organization climate, surgical center

________________________________________

ESTUDIO SOBRE LA PERCEPCIÓN DEL CLIMA ORGANIZACIONAL DEL CENTRO QUIRÚRGICO DE UN HOSPITAL ESPECIALIZADO

El presente estudio tiene el objetivo de identificar cómo el grupo de funcionarios recién admitidos en el centro quirúrgico denota el clima organizacional existente, utilizando un abordaje cualitative. Como referencial teórico para interpretar el clima organizacional utilizamos los conceptos de CHIAVENATO, que define clima organizacional como el medio interno de una organización y que a través de su experiencia los participantes influéncian el comportamiento de los mismos, pudiendo ser favorable, desfavorable y neutro. Los discursos revelaron un clima organizacional favorable, considerándo el referencial teórico adoptado.

TÉRMINOS CLAVES: clima organizacional, centro quirúrgico

________________________________________

1 - INTRODUÇÃO

A malformação congênita de lábio e palato, ocorre da quarta à décima semana de gestação, período em que se formam as estruturas labiais e palatinas.

É considerada a terceira malformação congênita mais incidente na população. Existe diferenças da incidência de acordo com o grupo étnico, incidindo mais na raça amarela (um para cada quinhentos nascimentos) e menos na raça negra (um para cada dois mil nascimentos). No Brasil essa incidência é de que a cada seiscentos e cinqüenta nascimentos, um apresente a fissura de lábio e ou palato.

Não existe uma etiologia definida, caracterizando-se como um problema de causa multifatorial, que envolve um fator de hereditariedade associado a causas ambientais, como fatores nutricionais maternos, uso de drogas, radiações e estresse durante a embriogênese.

O Hospital de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais da Universidade de São Paulo, Campus Bauru, único da América Latina e Centro de Referência do Ministério da Saúde, tem a finalidade precípua de prestar assistência global ao portador de deformidades crânio-faciais, com ênfase nas fissuras lábio-palatais, independentemente de sua condição sócio-econômica, faixa etária, sexo, raça e credo; buscando sua reabilitação na sociedade.

Este processo é lento, envolve fases que consideram o crescimento e desenvolvimento do indivíduo que necessita do acompanhamento de uma equipe interdisciplinar que atua de forma a prestar atendimento abrangendo os aspectos físicos, estéticos-funcionais e psicossociais.

Estima-se hoje em duzentos e oitenta mil os portadores de lesões lábio-palatais no país, sendo que em tratamento, nesse serviço, estão registrados cerca de vinte e seis mil, resultando na existência de uma demanda reprimida considerável.

Por esses motivos, fizeram-se necessárias ampliações e mudanças no atendimento para diminuir a demanda reprimida. Portanto, para concretizar o aumento de atendimento proposto, a partir da ampliação física e tecnológica, a instituição investiu em recursos humanos, nas diversas áreas, abrindo processo seletivo.

Na enfermagem foram selecionadas três enfermeiras e dezoito auxiliares de enfermagem. Destas, foram destinadas 10 auxiliares de enfermagem para o Centro Cirúrgico, para que a demanda cirúrgica fosse aumentada.

Visualizando o Centro Cirúrgico como sistema sócio-técnico-estruturado aberto, que recebe o ser humano que necessita da intervenção cirúrgica e visa devolvê-lo à sociedade com capacidade para viver de forma plena e sem ter sido colocado em situações de risco (JOUCLAS, 1987)3, preocupa-nos a capacitação dos recursos humanos necessários para esse trabalho, não apenas do ponto de vista técnico, mas no sentido mais amplo de participação.

Segundo CHIAVENATO (1994)2, participação é um processo que exige o envolvimento mental e emocional das pessoas para o alcance dos objetivos propostos.

Portanto, ao recebermos os auxiliares de enfermagem (em número de dez) destinados a essa unidade, realizamos treinamento geral e específico na unidade e esclarecemos o grupo já atuante, quanto ao recebimento dos novos funcionários.

Este programa constou de aulas teóricas com noções de aspectos biológicos (embriologia, etiologia, incidência e classificação das fissuras), psicossociais, filosofia da Instituição e do Serviço de Enfermagem, com ênfase no trabalho em equipe e Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP).

Paralelamente a isso, efetuamos uma reunião com a equipe atuante esclarecendo quanto ao recebimento dos novos funcionários para a possibilidade do aumento da demanda de pacientes e no que isto significaria para a Instituição e a contribuição ao processo de reabilitação do portador de deformidades cranio-faciais a nível nacional.

Considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com