TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO DA CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA ORIGINALLE

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 5

HELIANE HONORATO FERNANDES

 

ESTUDO DE CASO DA CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA ORIGINALLE

Projeto de pesquisa apresentado ao Departamento de Pós-Graduação e Extensão da Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista.

 

UBERLANDIA

2015

TEMA

Estudo de Caso da Cultura e Clima Organizacional da Empresa Originalle. 

PROBLEMATIZAÇÃO

Com a intenção de entender a importância da cultura e do clima organizacional para as organizações, este trabalho buscará resposta para os seguintes questionamentos:

Como o clima e a cultura organizacional da empresa Originalle interfere no comportamento de seus colaboradores?

Como mudar tabus criados com a cultura organizacional, visando trabalhar de forma mais tecnológica e atualizada.

Como implantar o Endomarketing entre os funcionários, a fim de melhorar o clima entre eles e com os clientes.                          

HIPOTESE

Pela análise do clima organizacional podem-se avaliar os resultados que as políticas de gestão adotadas pela empresa estão alcançando, para que, caso necessário, possa conduzir ações de mudança, no sentido de reavaliar, planejar e desenvolver estratégias de melhoria.

Segundo CHIAVENATO (2004, p.298)

O clima organizacional é considerado como o elo conceitual entre o individual e o nível organizacional, no sentido de expressar a compatibilidade ou congruência das expectativas, valores e interesses individuais com as necessidades, valores e diretrizes formais. (CHIAVENATO, 2004, p.298).

O clima organizacional afeta a Originalle, tendo em consideração a percepção dos colaboradores em relação ao salário oferecido pelo serviço que realizam, pela oportunidade de treinamento e desenvolvimento profissional.                                          Estudar a cultura organizacional da empresa Originalle propondo cenários de mudança tecnológica é fundamental para entender os processos que envolvem as organizações, pois é por meio da compreensão dos valores básicos da cultura, alterados com e durante as mudanças tecnológicas, bem como de que forma se comportam os diferentes grupos diante desse processo.                                                                 O Endomarketing deverá ser trabalhado como uma ferramenta de comunicação e integração para que todos possam cumprir suas tarefas com eficiência. É importante que todos saibam a respeito dos objetivos, estratégias, metas e formas de atuação só assim é possível começar a entender os clientes externos de forma mais coerente e eficaz, diminuindo custos, tempo e possibilitando o surgimento de um clima interno mais harmonioso no qual todos compartilhem do mesmo senso de direção e de prioridade.

OBJETIVOS

Objetivo Principal:

Este trabalho tem como objetivo principal analisar os fatores do clima e da cultura organizacional diante da percepção de diversos autores, juntamente com a análise do estudo de caso realizado na empresa Originalle.

Objetivos Específicos:

  • Verificar quais são os fatores que influenciam o clima e a cultura organizacional, na perspectiva de vários autores;
  • Identificar o perfil dos colaboradores da empresa;
  • Levantar a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente organizacional em termos de: cultura, hierarquia, reconhecimento, relacionamento e outros;
  • Analisar, de acordo com as respostas dos colaboradores, se o clima organizacional da empresa pesquisada pode ser classificado como bom ou ruim e o que pode ser feito para uma melhora significativa.

  • Analisar os possíveis pontos de falha na cultura organizacional e como implantar a tecnologia afim de transformação nas perspectivas dos colaboradores.

JUSTIFICATIVA

O estabelecimento de um clima organizacional adequado, ou seja, aquele que está de acordo com as necessidades e aspirações dos colaboradores pode aumentar o desempenho de toda a empresa, gerando assim, os resultados esperados pelos seus dirigentes.                                                                                                 Por meio da análise de clima e da cultura organizacional identifica-se o nível de satisfação dos colaboradores em relação à empresa e seu ambiente de trabalho, para que posteriormente possam ser tomadas medidas a fim de diminuir os conflitos, gerando motivação nos indivíduos. Contudo, pode-se entender que o tema deste trabalho é importante, pois, o cenário empresarial vive-se uma época de muitas transformações, que acontecem em um ritmo cada vez acelerado. Surgem novos fatos sociais, econômico, político e cultural que afetam as pessoas emocionalmente, causando impactos em seus valores, conseqüentemente nas suas atitudes em relação ao trabalho, influenciando de forma direta o clima organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (421.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com