TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EUCALIPTO

Resenha: EUCALIPTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Resenha  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 8

Árvores de eucalipto, consomem, em média, 30 litros de água por dia. O dado foi apresentado pelo defensor público do estado de São Paulo Wagner Giron de la Torre, em artigo publicado no Jornal Contato, de Taubaté-SP. No texto, Giron faz uma análise dos monocultivos de eucalipto, que na opinião dele, produzem efeitos não contabilizados por seus produtores. O autor cita fatores como a devastação ambiental, a aniquilação de fontes d’água e a desertificação de grandes áreas de terra. “A monocultura do eucalipto não pode ser aceita como floresta, posto que não cumpre o ciclo biológico de devolução dos nutrientes”, enfatiza o autor. Para Giron, os órgãos responsáveis pela fiscalização deveriam levar em consideração as consequências ambientais dos plantios de eucalipto.

Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.

Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?

Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.

Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Monocultura

Monocultura é a produção de apenas uma especialidade agrícola, como por exemplo: soja.

Nos séculos XVI e XVII, o Brasil dependeu muito da monocultura da cana de açúcar, já que o açúcar era o produto que gerava mais lucro na época.

A monocultura geralmente ocorre dentro dos latifúndios. Não é algo produtivo um país ser monocultor, há diversos prejuízos ambientais e sociais.

Sendo um país monocultor, ele fica dependente apenas daquele certo produto, não é?

Suponhamos que ocorra uma queda no preço do mercado internacional, ou que ocorram mudanças intensas no clima do país, a produção daquela especialidade agrícola cairá, e a economia do país ficará totalmente vulnerável e também cairá muito.

Pelo ponto de vista ambiental, os danos causados primeiramente são aos ecossistemas presentes no solo, devido ao mau uso deste, método de cultivo que busca apenas o lucro e ignora a sustentabilidade.

As plantações podem ser atacadas por alguns tipos de insetos parasitas, que vêem neste solo um ambiente propício para se alimentar e se reproduzir, destruíndo-as. Isso obriga o latifundiário a jogar agrotóxicos em suas plantações, danificando-as tanto quanto o solo. Um bom jeito de impedir tamanho desgaste do solo é usando a prática de rotação de terra, ou seja: enquanto uma parte do solo fica "descansando", outra parte é usada para as plantações. Quando a terra usada para plantações é desgastada, o processo é invertido, e a terra desgastada fica descansando enquanto a que já foi descansada é usada para plantação.

Marcelo Maciel Del Nero 7ªB nº 20

Fonte:

Grande Enciclopédia Larrousse Cultural - Larrousse 1995, Nova Cultural LTDA, 1998. Página 4057.

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/monocultura.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Monocultura

Freio no monocultura de eucalipto

Jornal Contatonovembro 10, 2011Galeria de fotos, ReportagemNo Comments

Imagens aéreas feitas em parceria com o Comando de Aviação do Exército

Imagens aéreas feitas em parceria com o Comando de Aviação do Exército

Plantação de eucalipto próximo ao rio

A Defensoria Pública de Taubaté ingressou com uma Ação Civil Pública e conseguiu uma liminar concedida pela Justiça para impedir novos plantios de eucalipto em Taubaté e Redenção da Serra enquanto a empresa Fibria Celulose e Papel, responsável pelas plantações, não promover Audiências Públicas, o Estudo de Impacto Ambiental e o processo de licenciamento junto à CESTEB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

A Defensoria Pública sustenta que os eucaliptos estariam sendo plantados em Áreas de Proteção Permanente, com topos de morros, remanescentes de mata atlântica, mananciais e áreas de tombadas pelo patrimônio histórico e paisagístico. O processo tem 150 páginas e tramitou por um ano e oito meses na Vara da Fazenda Pública em Taubaté. A liminar atinge pelo menos 11 fazendas de propriedade da empresa. Também são réus na ação o Governo do Estado de São Paulo e as Prefeituras de Taubaté e Redenção da Serra por prevaricação na fiscalização das atividades da empresa.

Cientistas consideram o atual cenário como o sexto episódio de extinção em massa ocorrido na história do nosso planeta.

Nos últimos cem anos, 75% da diversidade genética de culturas agrícolas da Terra foi perdida; apenas 30 tipos de alimentos, principalmente arroz, trigo e milho, são responsáveis por 95% da energia dos alimentos consumidos por nós. Este é apenas um dos dados preocupantes do cenário em que se encontra a biodiversidade do planeta. Alguns cientistas acreditam estarmos passando pelo sexto grande episódio de extinção da história do planeta.

Monocultura de soja em região amazônica.

Ativistas do Greenpeace bloqueiam navio de pesca em protesto contra a pesca predatória. Crédito: Greenpeace

Estas informações foram apresentadas pelo Presidente da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (IPBES), Zakri Abdul Hamid, neste mês, durante a Reunião Regional da América Latina e Caribe na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

De acordo com ele, a perda de biodiversidade é atualmente a ameaça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com