TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sivicultura eucalipto

Seminário: Sivicultura eucalipto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Seminário  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

A silvicultura, nome dado ao plantio do eucalipto vem se expandindo cada vez mais em nosso país, devido à grande rentabilidade que é capaz de gerar. Este Trabalho tem por intuito mostrar os impactos causados pelas empresas de celulose e papel e o plantio da monocultura do Eucalipto em nosso território.

No Brasil há 235 empresas de papel e celulose com aproximadamente 268 unidades industriais em 17 estados brasileiros, isto permitiu que o Brasil fosse o 7° maior produtor mundial de celulose, o 11° maior produtor mundial de papel, além de ser um dos 15 maiores mercados mundial consumidor desses produtos. Para tanto são destinados cerca de seis milhões de hectares reflorestados no país, para os mais diversos fins. Deste total aproximadamente 4,6 milhões de hectares são cultivados com Eucaliptos spp. e Pinus spp.

A Monocultura em larga escala do Eucaliptos tem se tornando cada vez mais freqüente em nosso país, visto que a rentabilidade dessa prática é altamente lucrativa, principalmente para as grandes empresas que atuam no setor de produção de celulose, exploração da madeira para a fabricação de móveis, bem como sua utilização como lenha ou para produção do carvão vegetal.

Faremos uma crítica a essa prática por meio da observação de alguns impactos negativos originados por essa cultura, tanto no âmbito econômico, como no social e também no cultural. Também levamos em conta o posicionamento das empresas e suas responsabilidades com o meio ambiente, todavia, foi iremos nos deter nos impactos negativos e a critica a esta atividade.

Eucalipto

Eucalipto planta originária principalmente da Austrália e do continente da Oceania, embora algumas raras espécies sejam de ilhas como Nova Guiné e Timor, além das Ilhas Moluscas Chegou ao Brasil por meio do Sr. Frederico de Albuquerque, no ano de 1968, no estado do Rio Grande do Sul.

A planta começou a ser amplamente utilizada depois da descoberta de seu valor econômico, e hoje é utilizada como principal fonte de alimentação da indústria da celulose no Brasil, o que acaba por ocasionar grandes discussões e até mesmo conflitos entre proprietários de terras plantadas com o eucalipto e a grande massa de militantes sem-terra. Uma das grandes vantagens do eucalipto e sua rápida difusão é o fato de a planta ser capaz de se adaptar aos mais diversos tipos de climas, desde locais quentes e secos, como os deserto australianos, a climas muito úmidos e frios, como na Escócia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com