TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia geral

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.753 Palavras (16 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 16

Índice

1.Introdução        

2.Acção do homem sobre o meio ambiente        

3.Poluição        

3.1.Conceito de poluição        

3.1.1.Agentes da poluição        

3.1.2.Aguas residuais domésticos        

3.1.3.Águas residuais industriais        

3.1.4.Produção agrícola intensiva        

3.1.5.Resíduos de origem animal        

3.1.6.Resíduos sólidos domésticos (RSD)        

3.1.7.Resíduos petrolíferos e derrame de óleo        

3.1.8.Chuvas ácidas        

3.2. Tipos de poluição        

3.2.1.Poluição hídrica:        

3.2.2. Poluição atmosférica:        

3.2.3.Poluição do solo e do subsolo        

3.2.4. Poluição sonora        

3.2.5.Poluição visual        

3.2.6.Poluição luminosa        

3.2.7.Poluição térmica        

3.3.Causas da poluição        

3.3.1.Esgotos        

3.3.2.Residências        

3.3.3.Automóveis        

3.4.Consequências da poluição        

4.Tempo de alguns materiais na natureza        

5.Conclusão        

6.Bibliografia        

1.Introdução

A degradação ambiental vem tomando vultos cada vez mais grandiosos em nosso planeta, e tem como um de seus principais elementos causadores da poluição. A degradação da qualidade ambiental resultante de actividade que directa ou indirectamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às actividades sociais e económicas; afectem desfavoravelmente a biota; afectem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente. Toda alteração das propriedades naturais do meio ambiente, causada por agente de qualquer espécie prejudicial à saúde, à segurança ou ao bem-estar da população sujeita aos seus efeitos. A poluição possui várias fontes, dentre as quais podemos destacar: esgoto, resíduos sólidos, resíduos e emissões industriais, lixo radioactivo, agrotóxicos, extracção e tratamento de minerais, veículos automotores etc.

Maior quantidade de resíduos orgânicos como excremento e urina. Essas acções atinge mais directamente o ar, a água e o solo, mas também prejudica a flora e a fauna. Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de acção ou obra humana capaz de provocar danos no meio ambiente,  é a introdução na natureza, de substâncias nocivas à saúde humana, a outros animais e ao próprio meio ambiente, que altera de forma significativa o equilíbrio dos ecossistemas. Poluição ambiental é o resultado de qualquer tipo de acção ou obra humana capaz de provocar danos no meio ambiente,  é a introdução na natureza, de substâncias nocivas à saúde humana, a outros animais e ao próprio meio ambiente, que altera de forma significativa o equilíbrio dos ecossistemas.

Palavras-Chave: meio ambiente, Poluição,  

2.Acção do homem sobre o meio ambiente

O desenvolvimento da sociedade industrial, o progresso tecnológico e o crescimento explosivo da população humana tem causado impactos ambientais sem precedentes. Muitos recursos naturais estão se esgotando e os resíduos produzidos pela actividade humana acumulam-se no ambiente, degradando seriamente, o Homem desde foi livre de explorar os recursos naturais, dando-o assim conforto e melhores condições de vida. Toda via, o Homem esqueceu-se que tudo que a natureza oferecia pudesse esgotar-se.

3.Poluição

E vista como poluição a introdução pelo homem, directa ou indirectamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente.

Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luzcalor ou radiação.

Mesmo produtos relativamente benignos da actividade humana podem ser considerados poluentes, se eles precipitarem efeitos negativos posteriormente. Os NOx (óxidos de azoto) produzidos pela indústria, por exemplo, são frequentemente citados como poluidores, embora a própria substância libertada, por si só não seja prejudicial.

Só há poluição ou diz-se que houve uma poluição só e só si houver uma alteração inicial das propriedades aceitáveis do ar, da água e do solo, consequentemente dizer-se-á que aconteceu uma contaminação.

3.1.Conceito de poluição

Poluição (do latim = poluere) significa manchar ou poluir. É a presença concentrada de determinadas substâncias ou agentes físicos no ambiente, genericamente denominados poluentes, em geral produzidos pelas actividades humanas.

3.1.1.Agentes da poluição

3.1.2.Aguas residuais domésticos

São os resíduos colectivos da vida diária. Podem conter bactérias, vírus e vermes (poluição biológica) e ainda detergentes, que além de tóxicos possuem fósforo. São responsáveis por uma elevada carga poluente nos cursos de água, constituindo ainda uma ameaça à qualidade das águas subterrâneas.
Estas águas, quando não tratadas são um veículo de transmissão de várias doenças, principalmente as do sistema digestivo como a cólera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (203.6 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com