TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estação BRT - Ilha do Fundão - Ecologia Geral

Por:   •  27/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Rio de Janeiro -  Escola Politécnica da UFRJ
Engenharia Ambiental – Disciplina de Ecologia

Eduardo Manaia Gonçalves Chaves________________________113162333

Estação BRT – Ilha do Fundão

Este ponto apresenta diversos tipos de poluição (sonora, atmosférica, do solo e da água). Buzinas e ruídos causados pelos motores de barcos, aeronaves e veículos pesados representam os impactos sonoros. No âmbito atmosférico, a queima de lixo é a principal fonte poluidora, trazendo mau odor e destruição da camada de ozônio. O solo foi alterado recentemente pela prefeitura, fazendo com que o escoamento superficial decorrente das chuvas desemboque com força na praia, danificando as raízes das plantas e levando matéria orgânica para o mar.

        É importante ressaltar que essa área, diferentemente das demais visitadas, apresenta uma aldeia de pescadores que interage diretamente com o ecossistema em questão. Não é possível afirmar que essas pessoas contribuem de forma ativa ou passiva com a degradação dessa área, mas é importante deixar claro que, por ser um ponto mais acessível e próximo dos frequentadores da ilha, esse ecossistema acaba sofrendo degradação mais facilmente. Isso foi evidenciado pela presença de cães e por fontes pontuais de poluição da água.

        A principal atividade a ser desenvolvida nessa área esta ligada ao transporte/roteiros turísticos, onde os pescadores da aldeia local seriam treinados didaticamente para interagir com o público através de passeios/trilhas guiadas. Um cais seria desenvolvido para melhor organização dessas atividades. Alem disso, a moradia e a ancoragem dos barcos seria replanejada, reaproveitando barcos de pesca antigos ou com a utilização de containers para moradia. Exceto pelas dobradiças das portas e possíveis janelas, a casa-barco é biodegradável. [pic 1][pic 2]

Fonte: www.caroldaemon.blogspot.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (233.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com