TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Artigo: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 2

dsdsdsIntrodução

Esta atividade tem como objetivo agregar conhecimento ao que se refere às teorias da administração, perceber que a evolução natural da Teoria da Administração a partir de uma nova visão, percorre um novo caminho, pelo qual os problemas das empresas eram mais complexos e, portanto, exigiam quebra de paradigmas da Administração, permitindo diferencia-las, ressaltando os principais pontos que influenciaram as proposta de administração que se arrastaram a realidade dos dias atuais. A Teoria da Administração é geralmente em certos aspectos, uma decorrência da Teoria das Organizações, ou seja, um meio de por em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações. Esta teoria trata-se do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular. Teoria esta que engloba um conjunto integrado de teorias em crescente expansão que gradativamente se abrange. Veremos que se trata do corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las. Reafirmando a ideia anterior, a Teoria Geral da Administração ou TGA como preferirem, é composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.

Entre estes e outros detalhes sobre a história da teoria da administração iremos ver adiante com prioridades sobre os fatos marcantes e diretamente ligados às mudanças, influências e acontecimentos desta característica teoria. Assim como autores que colaboraram para tais mudanças e seus aspectos sociais.

Etapa 1 - Surgimento das teorias da Administração

Com base na pesquisa referente ao fato de a administração ser uma habilidade humana, seus aspectos históricos, sociais e o desenrolar do seu surgimento observamos que à partir da instrução de mercado incluindo a economia, o trabalho humano já estava organizado de forma mecanizada. A administração foi muito requisitada para solucionar tais dificuldades de direção de negócios e compromissos financeiros das organizações. A abordagem humanista da teoria da administração inclusive nas organizações contrariou vários postulados da abordagem clássica de Fayol e da Administração Científica de Taylor. A ênfase na estrutura e nas tarefas foi substituída pela ênfase nas pessoas. Assim, junto com as necessidades e o aparecimento das organizações, cada uma com o seu propósito, a administração começa a surgir. Sua teoria começa a se evidenciar e sua origem também. Relacionando os fatos com a atualidade, são citadas várias organizações nas quais o trabalho mecanizado está em evidência, como por exemplo, as redes de fast food. Isso vem sendo retratado principalmente após a revolução industrial, que se iniciou na Inglaterra e foi difundida pela europa e américa do norte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com