TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Política

Exames: Economia Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Anos 1890 a 1930

O Brasil nesse período viveu um intenso processo de descentralização do poder, isso porque o país começou a vivenciar a democracia após a queda da monarquia no ano de 1889, neste período o Brasil teve como um grande marco histórico a constituição de 1891, durante os próximos 40 anos passou pelo processo de descentralização do poder, onde os Estado da Federação começaram a ganhar poder e destaque internacional através de grandes importação de recursos de capital financeiro proveniente de captações feitas nas instituições financeiras européias e também dos Estados Unidos.

Ou seja grande parte do processo de desenvolvimento se deve a custas do endividamento externo. Este processo de endividamento dos Governos recebeu o nome de “paradiplomacia”. Conforme Maia e Saraiva

“Aproveitando-se da ampla oferta de capitais para a América do Sul, não só o governo central (imperial) brasileiro, como algumas províncias e até um município, nos últimos anos da monarquia, lograram captar expressivos volumes de recursos nos mercados de capitais europeus. Essa pioneira investida paradiplomática de governos subnacionais do Brasil rumo ao financiamento externo ocorreu em 1888, com a efetivação de operações de emissão de títulos públicos pelas províncias de Bahia, São Paulo e a municipalidade de Santos.”(MAIA e SARAIVA, 2012).

Em um outro trecho retirado de Maia e Saraiva. Ele mostra que Não apenas o Brasil experimentou, fazer parte de uma economia internacional. Enquanto nos outros paises (considerados centrais) a industria estava a todo vapor com o avanço tecnológico através da divisão do trabalho, os paises Latino-americanos estavam começando a viver um período de substituição de importação. Como na maioria destes paises o fator de produção mais abundante são os recursos naturais. Os paises latino-americanos exportavam matéria-prima e importavam produtos manufaturados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com