TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecossistemas Terrestres

Pesquisas Acadêmicas: Ecossistemas Terrestres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 3

ECOSSISTEMAS TERRESTRES

TUNDRA- A Tundra, cujo nome significa planície pantanosa, distribui-se ao redor do Pólo Norte, acima de 60 graus de latitude norte. É caracterizada pela ausência de árvores, pela presença de plantas anãs, e pela superfície do solo coberta por um tapete de musgos e liquens espalhados junto a ervas de floração e arbustos baixos. Desenvolve-se ao sul do gelo polar, onde a superfície se derrete por uma curta temporada. O solo, abaixo dessa profundidade permanece gelado. O processo alternado de congelamento e fusão na superfície do solo, produz um pequeno ciclo, durante o qual o nível do solo se eleva e abaixa novamente. Este movimento ajuda o ciclo de nutrientes. Grandes quantidades de produtos da fotossíntese são produzidas e armazenadas no verão.

A diversidade de espécies da tundra é relativamente pequena. As comunidades de plantas são normalmente constituídas por algumas poucas espécies de plantas anãs, algumas poucas espécies de grama, juncos e musgos. O lemingue, um pequeno roedor, é um dos representantes da fauna adaptado para prosperar neste ambiente hostil, escondendo-se abaixo da neve e nutrindo-se da matéria vegetal armazenada. Ele faz parte da cadeia alimentar de consumidores de níveis tróficos mais elevado, como corujas da neve, raposas e lobos.

TAIGA - É caracterizada por um bioma florestal frio, localizado ao sul da tundra, entre 45 e 57º de latitude norte, e é também conhecida como floresta de coníferas. Apresenta verões mais longos, caracterizada pela grande ocorrência de lagos, e é considerado um bosque perene, com uma maior quantidade de espécies de plantas e animais, quando comparado à tundra. Os solos da taiga são ácidos e caracterizados por uma camada espessa de serapilheira, de decomposição lenta. Coníferas estão adaptadas a esta área e podem continuar com a fotossíntese ainda quando a temperatura abaixa no nível de congelamento.

Sua fauna é representada por coelhos, veados, alces e roedores, que são capazes de utilizar os produtos da floresta e manter grandes populações. Estas grandes populações são adaptadas para suportar uma extensa variedade de carnívoros, como o lince, o puma, lobos, ursos e algumas espécies de falcões e águias.

FLORESTAS TEMPERADAS - As florestas temperadas são encontradas nas latitudes médias em torno do globo e são muito sazonais. Dominam na América do Norte e Ásia orientais, e na Europa ocidental. No Hemisfério Sul, áreas menores de floresta temperada podem ser encontradas na América do Sul, África do sul, Austrália, e Nova Zelândia.

Apresentam verões mornos e invernos frios. As árvores, sendo decíduas (deixam cair suas folhas no outono) mudam suas cores à medida que as estações, sendo estas assim bem definidas.

A floresta tem muitas camadas de plantas vivas. Há pequenas plantas arbustivas, musgo e liquens, que crescem abaixo das sombras das árvores altas. Os animais em uma floresta têm muitas formas e tamanhos diferentes. Os mais característicos são o cardeal, o esquilo e o urso.

DESERTOS - Os desertos ocupam mais do que um terço da superfície da terra e são caracterizados pelos baixos níveis de precipitação (menos do que 30 mm por ano) e pelas altas temperaturas diurnas. Um verdadeiro deserto pode ter mais do que 10% da superfície do solo coberta por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com