TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECOSSISTEMA

Artigo: ECOSSISTEMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2012  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  1.380 Visualizações

Página 1 de 6

Esta atividade ajudará você e seu grupo a planejar a sustentabilidade do projeto e a equipe que o desenvolverá. Nesta etapa, você concluirá o seu projeto de sustentabilidade e deverá entregá-lo ao professor-orientador do grupo, para atribuição de nota.

Passo 04: Verifique se todas as tarefas solicitadas nas atividades colaborativas das aulas 01 a 07 estão fazendo parte do seu projeto de sustentabilidade. Estão mencionadas a seguir.

1. Identificação: nomes completos dos participantes do grupo e respectivos RAs; unidade Anhanguera em que estudam, curso, série e turma; e nome do professor-orientador.

2. Título do projeto de sustentabilidade.

3. Apresentação do projeto (tarefa da aula-tema 01):

- qual é o cenário em que acontece o problema?

- público-alvo e suas condições de vida, os problemas e os desafios a serem superados.

O que é um projeto de sustentabilidade

Tudo o que fazemos na vida é decorrência de um projeto. A partir do momento em que pensamos em gozar de férias, já começamos a elaborar um projeto sobre o que poderemos fazer nesse período. Então, um projeto é um planejamento. Projeto é "um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcançar um objetivo" (ISO 10.006). Uma vez que planejamos, nosso desejo é que aquilo que planejamos realmente aconteça e nos traga bons resultados

Você e seu grupo deverão escrever a apresentação do seu projeto: qual é o cenário em que acontece o problema? Cite o público-alvo e suas condições de vida, os problemas e os desafios a serem superados.

Navegue pelos sites da internet relacionados abaixo; isso deverá auxiliar o seu grupo na escolha de uma situação para o desenvolvimento do projeto de vocês.

Conselho Brasileiro para Construção Sustentável (CBCS). http://www.cbcs.org.br/comitestematicos/avaliacaosustentab/manuaispublicacoes/index.php. Acesso em: 20 mar. 2011.

Rede da Sustentabilidade. Instituto Arayara de Educação para a Sustentabilidade.

http://www.sustentabilidade.org.br/conteudos_sust.asp?codCont=3&categ=s. Acesso em: 20 mar. 2011.

4. Justificativa (tarefa da aula-tema 02): motivos pelos quais o projeto deve ser realizado e como trazer impactos positivos.

Pense e redija a justificativa – explique os motivos pelos quais o projeto deve ser realizado e como trazer impactos positivos.

Passo 2: Reserve a justificativa para compor o projeto final a ser entregue na aula-tema 07. Agora, você e seu grupo têm prontas a apresentação e a justificativa que vão compor o projeto completo de sustentabilidade.

5. Objetivos (tarefa da aula-tema 03):

- objetivo geral;

- objetivos específicos;

- público-alvo a ser beneficiado.

O objetivo geral deve responder à seguinte pergunta: "o que se pretende fazer?"

Os objetivos específicos referem-se às atividades que vão ser realizadas para se alcançar o objetivo geral;

os objetivos específicos também são chamados de resultados esperados. Deve-se lembrar que os objetivos são sempre redigidos com verbos no infinitivo que indicam ação.

Público-alvo são as pessoas que serão beneficiadas com o projeto de sustentabilidade.

6. Metas (tarefa da aula-tema 04).

Considere os seguintes itens do projeto de sustentabilidade que você e seu grupo estão elaborando: metas, metodologia, avaliação e indicadores. Cada objetivo específico deve apresentar uma ou mais metas, que são quantificadas e apresentadas num determinado período de tempo. Para descrever as metas, costuma-se responder à pergunta: "como fazer para alcançar os objetivos?" O objetivo específico de um projeto de reflorestamento, por exemplo, pode ser: plantar árvores em áreas degradadas. Assim, a descrição de uma meta poderia ser, por exemplo: plantar 6.000 árvores no período de 12 meses.

7. Metodologia (tarefa da aula-tema 04).

Para alcançar objetivos e metas, é necessário ter um plano de trabalho, descrevendo métodos, ferramentas, equipamentos e técnicas que serão aplicadas na execução das atividades. Essa parte é chamada de metodologia.

Algumas perguntas que precisam ser respondidas na metodologia são:

1) de que forma se pretende atingir os objetivos?

2) como, quando e quem realizará as atividades?

3) onde serão realizadas as atividades do projeto?

8. Indicadores para avaliação das atividades do projeto (tarefa da aula-tema 05).

Todo projeto precisa ser monitorado para avaliação do andamento das atividades propostas para verificar se o projeto está sendo sustentável. A pergunta a ser respondida para compor a avaliação é: o que será avaliado?

Para atingir a finalidade da avaliação, os indicadores de resultado precisam ser planejados. A pergunta aqui, então, é: "de que forma serão medidos os resultados?" Veja exemplos no quadro a seguir.

Objetivos Metas Indicadores

- Minimizar o uso de recursos na fabricação de um produto. - Reduzir em 5% o consumo de energia elétrica nos próximos 12 meses. - Dimensionar os motores de forma otimizada.

- Rever o processo produtivo.

- Estimular a adoção de comportamentos adequados para evitar desperdício de recursos naturais. - Apresentar peças teatrais mensais com duração de 30 minutos, enfatizando as questões ambientais voltadas à sustentabilidade. - Lista de presença.

- Pesquisa de satisfação dos espectadores (aqueles que assistiram às peças teatrais).

- Registros de observação da mudança de comportamento relacionado às questões ambientais.

9. Recursos necessários (tarefa da aula-tema 06).

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com