TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecossistema Aquatico

Artigo: Ecossistema Aquatico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  1.413 Visualizações

Página 1 de 8

ESCOLA DOLOR FERREIRA DE ANDRADE

ADRIANA MORAIS Nº. 03

ECOSSISTEMA AQUATICO

Campo Grande – MS

2009

ESCOLA DOLOR FERREIRA DE ANDRADE

PROFESSORA: LIBERATA

ADRIANA MORAIS Nº. 03

2º FASE A - NOTUNO

ECOSSISTEMA AQUATICO

Campo Grande – MS

2009

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. OS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS DA TERRA...................................................05

2.2 ECOSSISTEMA DE ÁGUA SALGADA OU TALÁSSICOS........................06

3. ECOSSISTEMAS DAS ÁGUAS DOCES OU LÍMNICOS......................................08

3.2 FUTUROS ESTUDOS...............................................................................06

4. CONCLUSÃO........................................................................................................11

5. BIBLIOGRAFIA......................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Com esta pesquisa, estudaremos os ecossistemas aquáticos que correspondem ao meio biótico onde há maior probabilidade de vida na Terra. Como nas demais pesquisas, apresentaremos conceitos teóricos e trabalharemos atividades que possam envolvê-lo (la) nos estudos sobre meio ambiente. É preciso lembrar que para a compreensão de nosso estudo, a realização de todas as atividades propostas é de fundamental relevância. Tendo como objetivo Identificar e caracterizar um ecossistema aquático; Compreender e diferenciar um ecossistema de água salgada (o talassociclo) e água doce (o limnociclo).

2. OS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS DA TERRA

Os ecossistemas aquáticos podem ser divididos em: ecossistemas de água salgada e ecossistemas de água doce. Os ecossistemas de água salgada são também chamados de “talássicos” e correspondem aos mares e oceanos, que se constituem o maior de todos os meios da biosfera e apresentam características próprias como: ocupa a maior parte da superfície da Terra, cerca de 72% ou ¾ da biosfera o que corresponde a 370 milhões de quilômetros quadrados.(DAJOZ,1993)

Apresentam uma salinidade por volta de 35 gramas por litro, destacando-se o cloreto de sódio, NaCl de todos os sais dissolvidos; a temperatura varia entre 2ºC e +32ºC com as condições climáticas bem mais constante se comparada as terras emersas; outra característica é em relação a profundidade, a partir dos 600m, esta é de apenas 2,5ºC. No que se refere à fauna exclusivamente marinha encontramos: os

Cnidários (os corais, as medusas), os Equinodermos (estrela-do-mar, ouriços), os

Cefalópodes (polvo e outros moluscos).(DAJOZ,1993)

2.2 ECOSSISTEMA DE ÁGUA SALGADA OU TALÁSSICOS

Podemos dividir o ecossistema talássico em duas regiões, a saber:

Região do sistema Litoral ou Continental, nesta área que vai da praia até 200m em média de profundidade, por isso é chamada de região de fundo, ou seja, que vai da praia até a plataforma continental. Nessa zona, por causa da luminosidade, a vida é abundante. Essa região abrange duas faixas de plataforma continental, faixa da praia, que fica menor quando a maré está alta e menor, quando a maré está baixa. Você pode observar quando vai a praia, que esta é maior quando a maré está baixa e quando a maré aumenta, a área da praia fica menor. (ARAÚJO,1998)

Região do sistema Abissal, essa tem início aos 200m em média, também é chamada de região de fundo, porém com profundidades bem mais elevadas. Nessa área, a profundidade já vai diminuindo e, conseqüentemente, a vida. O talássico ainda pode ser dividido quanto à penetração da luz solar, em: Região Eufótica, Região Disfótica e Região Afótica.

A Região Eufótica, consiste numa região fortemente iluminada, onde a luz solar penetra até mais ou menos 80 metros e como a luz é intensa as algas vivem abundantemente. (ARAÚJO,1998)

Região Disfótica, nessa região a penetração da luz já vai diminuindo, ficando pouco iluminada. Após os 200m a penetração da luz solar já encontra dificuldades.

Na Região Afótica, a escuridão é absoluta conseqüentemente há ausência de vida vegetal, portanto a fauna é formada por animais carnívoros. Isso porque, se não há luz solar não pode existir vida vegetal, pois esta só é possível com a luz do sol, conseqüentemente a fauna é carnívora. (ARAÚJO,1998)

O fundo oceânico ainda está dividido quanto à movimentação dos seres aquáticos no ecossistema talássico, que pode ser classificado em: seres planctônicos, seres nectônicos e seres bentônicos. Os seres planctônicos são aqueles que se locomovem, por meio das correntes marinhas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com