TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecossistemas

Tese: Ecossistemas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2012  •  Tese  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 6

Os Ecossistemas são sistemas complexos formados por dois grupos de componentes: os organismos vivos (plantas, animais, microorganismos), que constituem a Biótica e os organismos não vivos (ar, água, solo, vento), que constituem a Abiótica. Esses dois grupos são inseparavelmente inter-relacionados e são muito importantes, porque é dos serviços ambientais produzidos pelos ecossistemas que o homem obtém os benefícios para a vida em sociedade.

Os serviços ambientais são os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza e que são produzidos pelas interações que ocorrem dentro dos ecossistemas. Muitos desses serviços são essenciais à sobrevivência do homem, outros aumentam o seu bem estar. Os alimentos e a água que nos mantêm vivos, a madeira que nos fornece abrigo e móveis, e até mesmo o clima e o ar que respiramos, todos são produtos dos sistemas vivos deste planeta.

O estado atual da natureza e sua utilização pelo homem tem sido tema de intensos estudos pelo mundo todo. Em 2005 a Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu um inventário sobre o estado de uso da natureza pelos seres humanos. Este documento é chamado de Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM) e sua finalidade é fornecer as bases científicas para que governos, sociedade civil e empresas assumam ações que propiciem a conservação, o manejo sustentável e o uso dos ecossistemas e seus serviços.

Neste estudo foram consideras questões como: clima, biodiversidade, desertificação e áreas úmidas. A mensagem síntese da Avaliação Ecossistêmica do Milênio descreve o preocupante estágio em que se encontra o suporte dos recursos naturais utilizados pelos empreendimentos e pela sociedade como um todo, alertando que o mundo pode sofrer um colapso ambiental ainda este século. Mas, o mesmo relatório também indica que ainda há uma possibilidade de mudar este rumo se forem tomadas medidas quanto ao uso indiscriminado dos serviços ambientais.

Estudos recentes da ONU revelam que nos últimos 50 anos o homem modificou os ecossistemas mais rápida e extensivamente que em qualquer outro intervalo de tempo equivalente na história da humanidade e, na maioria das vezes, fez isto para suprir rapidamente a crescente demanda por alimentos, água doce, madeira, fibras e combustível.

Esta modificação dos ecossistemas apontada pela ONU acarreta uma crescente degradação ambiental, pois como alerta a Avaliação Ecossistêmica do Milênio, 60% dos serviços ambientais essenciais à sobrevivência do homem estão em estágio acelerado de degradação.

O que se pode observar diante desses estudos relatados é que, em nome do desenvolvimento, os serviços naturais encontram-se severamente ameaçado.

O custo total dessas perdas ambientais é de difícil mensuração, mas é alto e continua a crescer, e embora a capacidade da ciência de entender e prever esses processos tenha aumentado muito, eles ainda são imprevisíveis e surgem na forma de novas epidemias de doenças (Aids, gripe suína), mudanças climáticas (tsunamis, terremotos), extinção de espécies, perda da qualidade da água, e em um futuro breve os serviços ambientais não estarão disponíveis gratuitamente.

Políticas futuras devem ter por objetivo satisfazer as necessidades humanas a um preço menor sobre os sistemas naturais. Sem esta mudança, os sistemas naturais não mais poderão prover nossas necessidades em longo prazo.

Capítulo1 - Ecossistemas

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Responsabilidade Social - Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

Meio ambiente - É a realidade física e orgânica de um determinado espaço, que pode compreender tanto um ecossistema como toda a biosfera.

Ecossistemas - São sistemas complexos, formados por dois grupos de componentes: os organismos vivos, constituintes da Biótica (plantas, animais, bactérias), e os organismos não vivos, constituintes da abiótica (ar, água, solo, vento).

Serviços ambientais - São os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza e que são produzidos pelas interações que ocorrem dentro do ecossistema.

A Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM) - Inventário lançado em 2005 pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o estado de uso da natureza pelos seres humanos, incluindo questões como o clima, a biodiversidade, a desertificação e as áreas úmidas.

ONU - Organização das Nações Unidas. Fundada oficialmente em 24 de outubro de 1945, em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Sua atual sede é na cidade de Nova York

Capítulo 02 – Aquecimento Global

Resumo

De todas as mudanças que a civilização vem impondo aos ecossistemas a mais impactante de todas é o aquecimento global, ou seja, o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra.

Um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global é o Dióxido de carbono (Co2), que é um gás emitido pelas nossas fontes básicas de energia como o carvão, o petróleo e o gás. Estas fontes, por sua vez, são utilizadas em larga escala pelas indústrias para prover o desenvolvimento e a qualidade de vida.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com