TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Monografias: Educação Inclusiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  1.490 Visualizações

Página 1 de 4

Compreender e analisar a história da Educação Especial no Brasil e no mundo.

DESCRIÇÃO:

Com base nos estudos realizados até o momento, complete o quadro, a seguir, descrevendo cada fase da história da Educação Especial no Brasil e no mundo. Seu quadro deverá conter elementos que conceituam cada uma das fases: negligência, institucionalização, fase de criação de serviços educacionais e fase atual.

OBJETIVO:

O objetivo do presente trabalho foi refletir a história da Educação Especial.

TABELA:

Negligência /Exclusão

Nessa fase a sociedade não aceitava qualquer pessoa ‘imperfeita’, o corpo e a beleza eram extremamentes valorizados para as civilizações greco-romanas. Assim sendo as pessoas que não correspondiam ao padrão de beleza e de corpo sadio, ou seja, que possuíssem algum tipo de deficiência, seja física ou mental, eram abandonadas ou mortas, pois eram consideradas sub-humanas. Na idade média, os portadores de deficiência já eram considerados seres com almas, porém ainda eram excluídos da sociedade e até mesmo mortos, pois tinham a deficiência como algo sobrenatural e até mesmo demoníaco, pois faltavam a razão e a perfeição. Nesse período muitos foram vítimas da inquisição, mas alguns eram acolhidos por instituições de caridade afim de salvar suas almas.

Institucionalização

Com o avanço da Ciência, a deficiência passou a ser considerada uma doença, porém era considerada contagiosa e portanto um risco a sociedade.Assim sendo essas pessoas continuavam a ser excluídas, mas dessa vez dentro de hospitais psiquiátricos/ manicômios e em algumas instituições de caridade, nas quais tinha se o intuito de salvar a alma do deficiente e da pessoa que o ajuda.Nessa época a explicação do sobrenatural é substituída pela explicação cientifica, que classifica a deficiência como uma doença, e tendo uma pessoa nascendo assim nada pode ser feito para a cura. Com o tempo a sociedade cientifica começa a se interessar pela ‘doença’ do deficiente mental, e percebe que é preciso de um estudo de várias áreas para entender essa ‘doença’, e acima de tudo percebe a necessidade dessas pessoas serem inseridas na sociedade.

Criação de Serviços Educacionais

Surgiu as primeiras iniciativas oficias e particulares no atendimento as pessoas com necessidades educacionais especiais, tudo isso foi possível quando a deficiência deixou de ser vista como doença e passou a ser aceita como um estado ou condição. Somente após as duas guerras mundiais que houve a proliferação das escolas especiais, pois devidoa guerra muitas pessoas ficaram debilitadas e foram mutiladas, com isso as escolas estavam atendendo a uma necessidade social, e isso fez com que diminuísse a diferença entre as pessoas com e sem deficiência.Paris foi a cidade na qual teve as primeiras instituições fundadas a respeito da educação especial, em 1770, uma escola para surdo-mudo, e em 1784 uma escola para cegos. No Brasil destaca-se a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) fundada em 1957.No Brasil uma forte conquista foi em 1973 com o Decreto 72.425 que criou o Centro Nacional de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com