TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Trabalho Escolar: Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A educação inclusiva é uma ação educativa humanística, amorosa e democrática, que valoriza o sujeito em sua singularidade e que tem como propósito o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. A ideia principal é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em escolas de ensino regular de forma que alcancem o mesmo nível de aprendizagem das crianças sem necessidades especiais. A inclusão demonstra uma evolução da cultura no nosso país, defendendo que nenhuma criança deve ser separada das outras por apresentar alguma espécie de deficiência.

Do ponto de vista pedagógico esta integração assume a vantagem de existir convivência e interação entre crianças, procurando um desenvolvimento conjunto igual a todos. No entanto, por vezes, surge uma imensa dificuldade por parte das escolas em conseguirem integrar as crianças com necessidades especiais devido à necessidade de criar as condições adequadas. As variedades de propostas pedagógicas que são apresentadas hoje, não podem negar que a questão da educação de alunos especiais na perspectiva da educação inclusiva é uma proposta que não está posta, seja pelas diretrizes ou documentos oficiais nacionais de educação, seja pelas próprias circunstâncias atuais da educação no Brasil. Porem é preciso salientar que essas propostas pedagógicas são propostas incompletas se considerar o contexto sociocultural de cada região do país, uma vez que a própria educação brasileira não sofreu mudanças tão rápidas a tão eficazes na estrutura das escolas. Em Rio Branco, Acre a Escola Clarisse Fecury, vem implementando formas de trabalhar com a educação inclusiva. Desde 2011 a escola vem, através de sua direção, firmando parcerias com outros setores para tornar possível o ingresso de alunos com deficiências no processo de aprendizagem da escola. A escola tem sofrido mudanças desde a estrutura física até mudanças no seu corpo docentes. A instituição conta com cuidadores que são responsáveis pela parte de higienização, alimentação e comodidade, conta ainda com educadores formados para oferecer o ensino a esses alunos, que possuem os mesmo direitos dos demais. Outro ponto relevante na implementação da educação inclusiva é que a escola tem firmado parcerias com varias instituições e programas tais como; Programa Saúde na Escola que trabalha com todos os tipos de deficiências, Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP – DV), Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAS), Centro de Ensino Especial Dom Bosco (CEEDB), ainda: Secretaria Municipal e Estadual de Educação (SEME e SEE) e o Ministério da Educação. Essas instituições têm contribuído com consultas médicas, curso de inclusão como o de Linguagem Brasileira de Sinais – Libras e ainda com logística de transporte escola dos alunos.

Desenvolvimento

A educação inclusiva apoia os deficientes numa educação especial. Essa é o ramo da Educação, que se ocupa do atendimento e da educação de pessoas deficientes, ou seja, de pessoas com necessidades educativas especiais.

A Educação Especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto que outras se dedicam a vários como é o caso da Escola Clarisse Fecury. O ensino especial é mais frequente em instituições destinadas a acolher deficientes, isto tem sido alvo de criticas, por não promoverem o convívio entre as crianças especiais e as restantes crianças. No entanto, é necessário admitir que a escola regular nem sempre consegue oferecer uma resposta capaz de atender as diversas necessidades destas crianças. A Educação Especial lida com fenômenos de ensino e aprendizagem diferentes da Educação regular, são vários os profissionais que podem e devem trabalhar na educação especial, como por exemplo o Educador físico, Professor, Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta ocupacional. O objetivo da educação é sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da educação básica, e os direitos da família porem devem ser do estado e da própria família, utilização de métodos e técnicas que contemplam códigos e linguagens apropriadas às situações especifica da aprendizagem. De acordo com (NOGUELE; SILVA, 2014),

Um dos principais requisitos na educação especial na educação inclusiva é propiciar e aceitar exposição da nossa e a de outras culturas, para que possa se reconhecer perante aquela que ele pertence, fazendo com que crie sua própria identidade cultural e pessoal, tendo orgulho de pertencer a tal cultura e assim evitando discriminações que possam surgir, possibilitando o seu desenvolvimento. Porem falar sobre a família como participantes do processo de ensino e aprendizagem exige aprofundar sobre a família na contemporaneidade e qual papel desempenha no ponto de vista da escola.

A educação básica é uma responsabilidade que recai sobre a escola enquanto instituição executora do ensino aprendizagem, da família como responsável pelos alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com