TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estética Artística

Exames: Estética Artística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 2

A obra “Migrante” relata a migração do nordestino devido à seca, relatando assim o processo das necessidades geradas à falta de água e a saída deles de suas terras natais em busca da sobrevivência.

A Migração Nordestina ou Êxodo Nordestino é m processo migratório secular de populações oriundas da região nordeste do Brasil para outra parte do país, em especial o centro sul. Esse movimento demográfico teve e tem grande relevância na história da migração do Brasil. As constantes secas é o fator maior que fazem com que eles migrem para outras regiões.

Atualmente, cerca de 60 mil nordestinos migram a cada ano para o norte e nordeste de São Paulo, segundo a Pastoral. O trabalho dos nordestinos na maioria das vezes está relacionado à cana-de-açúcar, mas a construção civil já atrai 20% dessa mão de obra.

A seca que desde 2011 afeta o semiárido nordestino, deixou metade dos 504 reservatórios monitorados pela Agência Nacional de Águas (ANA), com menos de 30% da capacidade de armazenamento de água. “Essa é a pior seca nos últimos 30 anos. Se não tivermos um período de chuva de janeiro a março de 2014, a situação ficará gravíssima”. Diz o governo.

Para garantir o abastecimento para as pessoas, a (ANA) restringe o uso da água para atividades produtivas como irrigação e a piscicultura. Mas que de fato esses processos não resolvem a questão ao todo e quando não mais recursos eles deixam suas terras e partem (migram), a procura de uma melhoria de vida.

Exemplos de obras relacionados a este conceito são:

Os Retirantes, Candido Portinari retrata em suas obras o dia a dia do brasileiro comum, procurando denunciar os problemas do nosso país. No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria.

Outro tipo de exemplo também seria a obra de Orlando Mattos Vida- As Faces e Forças de Um Povo que retrata as mesmas características, onde os cotidianos do brasileiro entram em suas obras.

Os Retirantes, Candido Portinari.

Vida – A Face e Força de Um Povo,

Orlando Mattos.

“Migrante”

Aline Firmino.

REFERÊNCIAS

Trabalho apresentado no VI congresso luso-Afro-brasileira de ciências sociais. Comunicação em sessão especializada: Migração e Diáspora. Setembro de 2000. Da pesquisadora Helenilda

Cavalcanti da Fundação Joaquim Nabuco/Instituto de pesquisas Sociais/Área Temática: Cultura e Identidade.

Ferrari, Monia - A Migração Nordestina para São Paulo no segundo Governo Vargas (1951 – 1954) – Seca e desigualdades regionais.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Migra%C3%A7%C3%A3o_nordestina . Visitado em: 17-outubro-2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com