TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eutanasia

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]


  • Eutanásia.

O desafio proposto pelo Orientador (a) aos docentes não está relacionada à Eutanásia, sim a Curetagem um termo mais propicio para o aborto, no desafio apresentado como objetivo encontrou os seguintes fatos, onde um casal de poucas posses consultou seu médico ginecologista no Posto de Saúde onde o medico solicitou ao mesmo um exame de ecografia para conhecer o Sexo do Bebê que seria realizado no laboratório por um Biomédico, mas ao ser realizado o exame o profissional descobre que o FETO tem uma anomalia, com muito cuidado o Biomédico relata ao pai e a mãe do bebê que o filho sofria anencefalia e o mesmo profissional apresenta uma possibilidade ao casal, do aborto mesmo não sendo muito favorável. No momento em que o Biomédico revela ao seu paciente os resultado do exame, ele fere totalmente o seu juramento e o seu código de ética pois não e da função do biomédico interpretar os exames. Esse profissional fugiu de todos os preceitos da Ética, pois além de diagnosticar o exame ele incitou um ato contra a vida que todos nos conhecemos como Aborto, no tema acima a Eutanásia ela não ocorre por que o feto ainda não este completamente desenvolvido, a eutanásia ocorre por falta de recursos necessária para manutenção das suas funções vitais (falta de água, de alimentos, fármacos e cuidados médicos) um tema polemico e que do grego (eu+thanatos) significa boa morte sem dor um direito do doente incurável de por termo a vida quando sujeitos a intoleráveis sofrimentos físicos ou psíquicos. No desafio proposto debatemos em grupo e não chegamos ao bom senso que a Eutanásia influenciou em nenhum momento o aborto, pois no tema acima debatemos sobre a anencefalia que nada mais é a má formação do cérebro durante a formação embrionária que acontece entre o 16° e o 26° dia de gestação caracterizada pela ausência total do encéfalo e da caixa craniana do feto, mas sim o aborto que só poderia ser autorizado pelas autoridades competentes e não pela ação do medico ginecologista.

  • Elaboramos um texto final do desafio acima proposto.

Os envolvidos no caso tinham que ter explicado o caso ao casal, pois não tinham conhecimento específico sobre todo esse tema da anencefalia e ao aborto, o profissional deveriam ter abordado os fatos e apresentado ao paciente e a família o caso e as soluções para que juntos eles pudessem tomar as providencias cabíveis em família.

Eles deveriam ter tomado à atitude de um profissional qualificado e atitudes corretas e apresentado soluções e informações concretas sobre a anencefalia aos seus pacientes, pois era um casal leigos de tal informação.

O código de Ética da Biomedicina se aplica ao caso, pois o profissional da Biomedicina desrespeitou toda a moral toda a ética da profissão e deferiu alguns artigos vigentes, pois não e da sua função interpretar os exames a ele confiados.

Dois dos personagens principais o Biomédico e o Medico Ginecologista deferiram o seus respectivos Códigos de Éticas. O biomédico pela sua interpretação no Exame ecográfico e a incitação ao aborto e o Medico Ginecologista por ter realizado o Aborto sem autorização Judicial.

Concluímos que os profissionais citados acima agiram de má Fé transgrediram toda a metodologia da profissão e se esse caso fosse apresentado às autoridades competentes contra o Biomédico haveria uma sindicância interna pelo conselho regional de Biomedicina onde apurariam as evidencias do caso e tomariam as demais soluções, e o Medico Ginecologista ele deferiu o Art. 124 do código penal brasileiro cabendo às autoridades do Judiciário as investigações.

Faculdade Educacional Anhanguera

Disciplina- Bioética em Saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com