TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do homem

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 3

EVOLUÇÃO DO HOMEM

A teoria da evolução afirma que as espécies atuais descendem de outras espécies que sofrem modificações através dos tempos. O evolucionismo prega o transformismo, explica grande diversidade de formas de vida e rejeita o fixismo, segundo o qual o número de espécies é fixo e elas não sofrem modificações. Para explicar a evolução existem três teorias: Lamarckismo,Darwinismo e Neodarwinismo.

Lamarckismo: Uma mudança no meio ambiental provocaria, em uma espécie animal,uma necessidade de se modificar, levando a formação de novos hábitos( lei do uso e desuso;lei da herança de caracteres adquiridos).

Darwinismo: novas espécies são produzidas pela seleção natural

Neodarwinismo: trata-se do darwinismo atualizado com modernas descobertas da genética. (seleção natural; mutação; oscilação genética; fluxo gênico).

A idéia central da evolução: os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo.Teoria essa, que foi formulada na segunda metade do século XIX pelo cientista inglês Charles Darwin, tem sido aperfeiçoada pelos pesquisadores e hoje é aceita pela maioria dos cientistas.

A linha evolutiva que deu origem ao ser humano apareceu há cerca de 15 milhões de anos,quando surgiram certas características em mamíferos que os permitiam subir em árvores.Mamíferos esses que são classificados no grupo dos primatas e apresentam as características a seguir: polegar disposto em 90° em relação aos demais dedos;grande mobilidade dos membros posteriores e anteriores em relação ao tronco;visão tridimensional;comportamento social com intenso cuidado com a prole.

Os primatas podem ser classificados em dois grandes grupos:

- Prossímios: geralmente de pequeno porte,com hábito noturno.

-Antropóides: representados pelos macacos e pelos seres humanos,são os que possuem o encéfalo mais desenvolvido.Dentre eles existem três linhas evolutivas: macacos do novo mundo(saguis,micos e macaco prego); macacos do velho mundo(babuínos,Rhesus e mandris); homininoides(gibão,gorila,chipanzé,orangotango e o ser humano).

De acordo com os dados publicados em 2005,chimpanzés e seres humanos apresentam 98,5% de semelhança genética.

Segundo Darwin, a evolução veio com a seleção natural, ou seja, os seres vivos sofreram modificações que puderam ser passadas para as gerações seguintes.Conforme as teorias e estudos, a evolução se deu na seguinte forma:

- Australopithecus: Possuíam crânio parecido com o de uma criança de 6 anos,media pouco mais de 1 metro de altura, utilizava paus e ossos de animais para caçar,movimento de pinça com os dedos, facilitando a criação de utensílios.

- Homo habilis: Possuíam um crânio maciço hominídeo,bem maior que o dos Australopithecus, onde possivelmente foram os primeiros a utilizar a linguagem oral.

- Homo erectus: Há cerca de dois milhões de anos, descendentes dos primeiros hominídeos evoluíram de maneira rápida e se espalharam com a mesma rapidez pela Ásia e Europa. O crânio era mais espesso,com cérebros maiores, postura ereta, alguns chegavam a apresentar altura do homem atual e apresentar uma inteligência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com