TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento

Tese: Experimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2013  •  Tese  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

O que acontece quando é inserida uma folha de papel (de caderno, por exemplo) entre as extremidadesDo Experimento I, verificou-se que após atritado o papel jornal, tanto com a tira de plástico, quanto com a régua, ambas atraíram os pequenos pedaços de papel picado. Isto ocorre porque tanto a tira de papel quanto a régua ficaram carregadas com cargas de determinado sinal, e como o papel picado estava eletricamente neutro (cargas positivas e cargas negativas iguais), a parte de sua carga que apresentar sinal oposto ao da tira de plástico ou da régua, foi atraída por indução.

No Experimento II, os bastões de vidro e metal, também adquiriram cargas elétricas após terem sido atritadas com o papel jornal e portanto, pelo mesmo motivo também atraíram os pedaços de papel.

Experimento III (não deu certo por causa da umidade do ar)

No Experimento IV, quando os dois canudos de plástico são atritados coma a folha de papel, ambos adquirem cargas de mesmo sinal, e portanto ao serem seguras por uma das extremidades as outras tendem a se separar por repulsão. Já quando um dos canudos é substituído por um bastão de vidro que também foi atritado com a folha de papel, as extremidades opostas às que estão presas, são atraídas entre si, por atração.

Experimento V

No Experimento VI, ao ser aproximada, sem contato, sem contato uma régua previamente eletrizada, da haste do eletroscópio de folhas, as suas folhas (laminas de papel de laminado), se repelem por indução; parte de sua carga é atraída para uma das suas extremidades pela régua, ficando a outra extremidade com predomínio de cargas de mesmo sinal.

Experimento VII

Experimento VIII

Experimento IX

IV. CONCLUSÕES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] http://pt.shvoong.com/exact-sciences/1644314-histórico-da-eletrostática/

[2] http://www.profpc.com.br/evolu%C3%A7%C3%A3o_at %C3%B4mica.htm/

[3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com