TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimentos Com Alumínio

Trabalho Universitário: Experimentos Com Alumínio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  2.428 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O alumínio é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre. A disponibilidade de bauxita, o minério bruto do qual é obtido o alumínio, é praticamente inesgotável. O alumínio por ser um elemento com alto potencial oxidante, não é encontrado in natura, ou seja, puro na natureza. É um metal tão amplamente usado nos dias de hoje devido a características como leveza, resistência, aparência, entre outras, além de ser encontrado formando diferentes tipos de compostos. Neste trabalho constam experiências que foram executadas em laboratório, onde foi estudado a natureza de oxidação do metal alumínio quando submetido a volumes de certos compostos químicos, como água (H2O), ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de sódio (NaOH).

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

A aula em laboratório teve por objetivo realizar experimentos com o alumínio, provando seu caráter anfótero, bem como os sistemas e fatores que influenciam sua velocidade de reação.

2.2 Objetivos Específicos

a. Constatar o caráter anfótero do alumínio;

b. Entender que temperatura, concentração, superfície de contanto, influenciam a velocidade de reação;

3. MATERIAIS

• 2 béqueres de 600 mL;

• 2 béqueres de 250 mL;

• 2 provetas de 10 mL;

• 4 tubos de ensaio;

• 4 “anéis” de alumínio de latas de bebidas;

• Cubos de gelo;

4. REAGENTES

• Ácido Clorídrico (HCL);

• Hidróxido de Sódio (NaOH);

5. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

5.1 Procedimento I – Abordagem do caráter anfótero do alumínio;

Usamos dois tubos de ensaio. No primeiro adicionamos 5mL de solução de ácido clorídrico (HCl) e, no segundo, 5 mL de solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH). Em seguida, simultaneamente, adicionamos um anel de alumínio em cada tubo. O volume utilizado de cada solução foi de aproximadamente 1/3 do tubo, que cobriu por completo os anéis de alumínio.

5.2 Procedimento II – Influência da concentração do ácido clorídrico sobre a velocidade da reação;

Usando dois tubos de ensaio, adicionamos ao primeiro 10 mL de solução de HCl concentrada, e ao segundo 10 mL de solução de HCl, mas diluída em água na proporção de 50% (v/v). Introduzimos então, simultaneamente, um anel de alumínio em cada tubo e comparamos a velocidade de reação nos dois sistemas em função da quantidade de gás produzido.

5.3 Procedimento III – Influência do sistema sobre a velocidade da reação;

Adicionamos 10 mL de solução de ácido clorídrico (HCl) em dois tubos de ensaio. Em um Becker de 250 mL, introduzimos cubos de gelo e cerca de 100 mL de água (H2O). Pegamos então um dos tubos e colocamos no interior do Becker, deixamos este sistema em repouso por 5 minutos. Ao final, simultaneamente, colocamos um anel de alumínio a cada um dos tubos, e comparamos a velocidade de reação em função da quantidade de gás produzido.

6. RESULTADOS E DISCUSSÃO

6.1 Resultado I – Abordagem do caráter anfótero do alumínio;

Em ambos os tubos percebemos que estava ocorrendo o consumo do metal, notamos também o aumento de calor neles, pois a reação é exotérmica. Assim pudemos constatar o caráter anfótero do alumínio, já que tanto na solução de ácido, quanto na solução de base houve reação. Com relação à velocidade, em nosso experimento a reação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com